Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Brusque / SC

Você está aqui: Home / Colunistas / Brusque em Segurança / TRANSITOLÂNDIA – A ESCOLA DE TRÂNSITO DA POLÍCIA MILITAR
Atualizado


TRANSITOLÂNDIA – A ESCOLA DE TRÂNSITO DA POLÍCIA MILITAR

Somos sabedores que os acidentes de trânsito no Brasil ceifam inúmeras vidas ou então deixam sequelas físicas permanentes em pessoas que se envolveram nesses acidentes, notadamente em Brusque a situação não é diferente, e a cada ano os números dos acidentes só aumentam, mesmo com o rigor das penalidades e a fiscalização a cada dia mais frequente; os motivos dos acidentes todos nós sabemos que são originários da falta de conscientização, da falta de responsabilidade e da ausência de uma efetiva e severa punição aos responsáveis.


 Atuar na repressão a esses acontecimentos nefastos é primordial para a diminuição das estatísticas que teimam em crescer, mas com certeza investir na educação dos atuais e futuros condutores é ainda o principal caminho para obtermos uma paz no trânsito. Pensando nesse viés que o 18º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com a Guarda Municipal de Trânsito implementaram uma escola de trânsito, denominada Transitolândia, nas dependências do quartel no bairro Santa Terezinha, que visa orientar e alertar os estudantes sobre qual a melhor forma de se comportar no trânsito diariamente nas mais diversas situações.


Possui como público alvo estudantes do 4º ano das redes de Ensino Estadual, Municipal e Particular de Brusque e região, visando atender 100% das escolas brusquenses e região. As visitas acontecem sempre nas terças-feiras e quintas-feiras, sendo no período matutino das 0800h ás 1030h e no período vespertino das 1330h ás 1600h. 


Primeiramente há uma abordagem teórica sobre o trânsito, na qual se discute formas/comportamentos adequados para o pedestre e motorista no trânsito, com apresentações de vídeos instrutivos, realizando demonstrações práticas onde há a simulação de como seria em via pública, com a participação das crianças presentes e, apresentações de slides com situações cotidianas enfrentadas pelas crianças.


 Em seguida há um intervalo para um lanche, este que é disponibilizado pela UNIMED local e, logo, desloca-se para a prática com os carrinhos no centro vivencial, tudo de forma gratuita. Todos os estudantes recebem um Kit, que contém materiais didáticos, com certificado e até uma carteirinha de motorista, sempre objetivando a continuidade do aprendizado sobre trânsito. Já no final de cada semestre as crianças ainda participam de um sorteio de prêmios.


A Transitolândia no ano de 2016 atendeu aproximadamente 1800 (um mil e oitocentos) estudantes, sendo estes das Escolas de Brusque e região, as quais totalizam o total de aproximadamente 50 escolas atendidas.


Busca-se que o estudante seja um multiplicador deste conhecimento, transmitindo, para seus amigos e na sua casa, formas e comportamentos adequados para convivência harmoniosa entre pedestres e condutores, resultando assim, um ambiente mais seguro nas vias e, consequentemente, diminuindo o número de ocorrências de trânsito.


Educador entre em contato com o 18º Batalhão da Polícia Militar, pelo telefone (47) 3251-8271 – com o Sargento Sidney ou com a Soldado Karine e agende a sua escola para participar da transitolândia, com certeza será um momento de alegria, descontração, e, principalmente de aprendizado.  


 


 


 


"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos" (Provérbio chinês)


 


       Um grande abraço!


 


 


       Mande seu comentário para 18bcmt@pm.sc.gov.br                  



Fonte: 18º Batalhão de Polícia Militar

Deixe seu comentário

Você está em Brusque / SC
Portal Brusque
Unidade Brusque, SC


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®