Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Brusque / SC

Você está aqui: Home / Colunistas / Brusque em Segurança / Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD
Atualizado


Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD

Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - PROERD




     Na quarta-feira passada, dia 23 de novembro, foi realizada mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência ás Drogas (PROERD), na Arena Multiuso em Brusque, com a participação de autoridades locais, da comunidade, dos familiares dos formandos e, em especial dos nossos queridos alunos do 1º ano (PROERD Kids) e do 5ª ano do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares do município, totalizando mais de 1.900 alunos.


        O Programa PROERD é realizado no município de Brusque desde 1999, formando mais de 25.000 alunos até hoje, o principal objetivo do programa é alertar nossas crianças e adolescentes para os problemas das drogas e da violência e suas consequências, alertando tanto o aluno, bem como sua família e a sociedade no geral sobre os nefastos problemas de saúde, social e familiar que acompanham as pessoas que fazem uso de qualquer substância entorpecente ou que entram para o mundo da criminalidade.  


       Devemos conhecer os problemas decorrentes provocados pelo consumo das substâncias entorpecentes (drogas), ocasionando o crescimento da violência e da criminalidade em nosso país, não falo aqui somente das drogas ilegais como a maconha, cocaína e o crack, mas também das drogas que podem ser comercializadas legalmente como a nicotina e o álcool. Também devemos ficar atentos sobre os problemas ocasionados, principalmente, no âmbito escolar com os “falsos” amigos dos nossos filhos e o problema do bullyng que infelizmente aumenta a cada dia, podendo trazer consequências graves ao comportamento, a personalidade e as atitudes dos nossos filhos.


          Temos consciência que não será somente com o programa PROERD que ficaremos isentos da desgraça das drogas em nossa juventude, mas temos certeza que com ações desse tipo de prevenção e conscientização da sociedade sobre os problemas das drogas é que poderemos trilhar o longo caminho de combate a esse problema.


           A falta de estrutura familiar, de políticas públicas, do combate a entrada das drogas por nossas fronteiras, a fragilidade do nosso sistema penitenciário e as “brechas” legais em nossa legislação que resultam na impunidade aos traficantes e consumidores, além da falta de um sistema público e eficiente para o tratamento adequado aos consumidores de drogas, são os problemas mais comuns que conduzem e fortalecem o submundo das drogas e da violência, devemos buscar soluções e ações públicas indispensáveis e urgentes a serem desenvolvidas pelos entes públicos com o apoio da sociedade no geral no combate a essa chaga social.


           Gostaria de cumprimentar os nossos valorosos e abnegados Policiais Militares instrutores do Programa PROERD em Brusque: o Cabo Duarte, o Soldado Sedrez, o Soldado Pavesi e o Soldado Günter, que de forma ética, comprometida e extremamente profissional realizam o nosso programa. Agradeço ainda a todos os nossos patrocinadores que proporcionaram a realização da nossa formatura que culminou com o término do programa nesse ano. São com essas atitudes que poderemos construir um mundo melhor e com pessoas mais felizes e saudáveis.


 


   


Um grande abraço e até mais!


 


Envie seu comentário para 18bcmt@pm.sc.gov.br


 


 


”Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Francisco Cândido Xavier).


 


 


 



Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina

Deixe seu comentário

Você está em Brusque / SC
Portal Brusque
Unidade Brusque, SC


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®