Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Brusque / SC

Você está aqui: Home / Colunistas / Brusque em Segurança / Aniversário da PMSC - 182 anos
Atualizado


Aniversário da PMSC - 182 anos

DIA O5 DE MAIO – ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA


 


         Vou aproveitar como colunista na área de segurança pública para homenagear e contar um pouco da história da minha gloriosa instituição, o qual com muito orgulho visto esta farda há mais de 29 anos. No dia 05 de maio a Polícia Militar de Santa Catarinacompleta 182 anos de bons serviços prestados a sociedade catarinense; e gostaria de compartilhar com os amigos leitores um pouco dessa história de glórias, lutas e sacrifícios em prol de um mundo melhor na digna missão de servir à sociedade e propugnar o bem comum.


          A nossa história começa no ano de 1835, mais precisamente no dia 05 de maio, quando foi criado o embrião da Polícia Militar com o primeiro grupo de policiais, naquela época denominada de Força Policial, seu criador foi Feliciano Nunes Pires, na época Presidente da Província de Santa Catarina. Em 1916 recebe a denominação de Força Pública, e, aparece pela primeira vez na Constituição Federal de 1934, como reserva auxiliar do Exército Brasileiro e com missão constitucional na área de Segurança Pública.


         Na Constituição Federal de 1946 foi alterado o nome de Força Pública para a atual designação Polícia Militar. Na Constituição Federal de 1988 está previsto no seu artigo 144, parágrafo 5º a missão da PM: “Ás Policias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública...”.


          A Polícia Militar sempre demonstrou sua vocação na busca de resolução para os problemas de ordem pública, promovendo transformações internas na organização, desenvolvendo cada vez mais estratégias, táticas e técnicas que fazem hoje de nossa Instituição um exemplo em todo o país, visão esta que podemos creditar à dedicação, comprometimento e coragem de nossos policiais militares. O bem estar de uma sociedade depende muito da qualidade de sua Policia, assim como do apego dos policiais militares aos valores que fundamentam esta nobre Instituição.


         São 182 anos de bons serviços prestados ao povo catarinense, histórico este que nos outorgam, a cada dia que passauma maior responsabilidade na continuidade do trabalho realizado por nossos antecessores, exemplos de coragem e destemor, na árdua missão de garantir a segurança pública do nosso Estado, mesmo com todas as adversidades que o sistema nos impõe. Somos humanos e não máquinas, por isso, nós erramos, acertamos e tentamos de novo na certeza de fazer o melhor para a sociedade, para você.


         Parabéns a Polícia Militar Catarinense, parabéns a você policial militar que faz a continuidade dessa história, dessa honrada Corporação que deve ser colocada à frente de qualquer obstáculo, de forma a sair sempre vitoriosa e fortalecida em sua nobre trajetória, se fazendo presente, diuturnamente, na vida do povo catarinense. Por isso presto minha continência á minha, à nossa briosa Corporação Polícia Militar.


 


 “POLÍCIA MILITAR - SEGURANÇA: POR PESSOAS DO BEM PARA O BEM DAS PESSOAS.”


       


         Um grande abraço!


 


 


         Mande seu comentário para 18bcmt@pm.sc.gov.br                  



Fonte: 18º Batalhão de Polícia Militar

Deixe seu comentário

Você está em Brusque / SC
Portal Brusque
Unidade Brusque, SC


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®