Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Brusque / SC

Você está aqui: Home / Colunistas / Brusque em Segurança / CRIAÇÃO DO 18º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM BRUSQUE
Atualizado


CRIAÇÃO DO 18º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM BRUSQUE

Esta semana vou falar sobre a história do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) em Brusque que comemora no dia 25 de maio o 8º aniversário de instalação, sendo com certeza uma grande conquista para o município e um enorme passo para o desenvolvimento, autonomia e fortalecimento da nossa Polícia Militar na região.


     Por volta do ano de 1862 em virtude dos inúmeros conflitos envolvendo a população indígena e os colonos da região, surgiu a necessidade da instalação de uma unidade da Força Policial (atual Polícia Militar) na cidade de Brusque, sendo transferidos 04 (quatro) soldados oriundos do 1º Batalhão da Força Policial, sediado no Município de Florianópolis, para atuarem como força apaziguadora de maneira preventiva, evitando com isso a ocorrência desses conflitos e proporcionar maior segurança na região.


Em 1888, mais precisamente no mês de fevereiro, o 1º Batalhão da Força Policial, através de uma Companhia destacada em Itajaí transferiu mais policiais para o município de Brusque, criando assim o Destacamento da Força Policial na cidade, passando a ser permanente. No ano de 1946, a então Força Pública, passa a ser denominada de Polícia Militar até os dias atuais. 


 No ano de 1978 o Destacamento da Polícia Militar (comandado por um Sargento) existente em Brusque foi transformado em Pelotão, sendo comandado por um Oficial (1º Tenente), nosso Pelotão na época era subordinada a Polícia Militar de Blumenau. Na época o Pelotão estava instalado onde hoje funciona a Delegacia da Polícia Civil de Brusque. Nesse mesmo ano foi instalado o serviço de rádio patrulha (através do atendimento ao telefone de emergência 190), sendo a sede do Pelotão transferido para uma casa alugada no bairro Santa Rita, e novamente transferido para uma casa ao lado do atual Corpo de Bombeiros.


Após as cheias de 1983 nosso Quartel foi atingido pela águas, sendo por este motivo transferido novamente para um novo local onde na época funcionava a CASAN, próximo a TELESC bem no centro da cidade, sendo neste mesmo ano transformado o nosso Quartel de Pelotão para Companhia, agora comandado por um Capitão PM. Em outubro de 1990 e após passar por vários endereços e ter se transformado em 1ª Companhia de Polícia Militar, subordinada ao 10º Batalhão de Polícia Militar com sede em Blumenau, foi o Quartel transferido mais uma vez, agora definitivamente, para a Rua Dorval Luz no bairro Santa Terezinha em Brusque.    


Em fevereiro de 1991 foi inaugurado no Quartel da Polícia Militar o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), responsável pelo recebimento das chamadas pelo telefone de emergência 190, e, atualmente pelo vídeo-monitoramento da cidade.


No ano de 1995 foi criado o Fundo Municipal de Melhoria da Polícia Militar (FUMMPOM), através da Lei Complementar nº 46/95, sendo o Prefeito Municipal da época o Sr. Danilo Moritz, o objetivo do Fundo era de prover recursos para reequipamentos, aquisições de materiais permanentes, de consumos e demais despesas correntes, bem como de treinamento, cursos técnicos e participação em eventos de interesse da atividade policial militar.


A criação do FUMMPOM foi um divisor de águas para o 18º BPM, oportunizando uma melhora substancial nas condições de trabalho através de novas viaturas, armamentos, equipamentos de proteção individual, cursos para melhor qualificação do efetivo policial, sem contar a manutenção e reforma do aquartelamento que se traduz em um ambiente apropriado para o trabalho e bem estar do policial, fortalecendo o lado técnico-psicológico e moral para o combate diuturno da criminalidade e da violência.


Em outubro de 2005 foi criada a 3ª Guarnição Especial de Polícia Militar, substituindo a 1ª Companhia que até então estava vinculada a Blumenau, sendo um passo importante para a criação do tão almejado sonho em transformar nosso Quartel em um Batalhão de Polícia Militar. Nossos objetivos foram alcançados no dia 25 de maio de 2009 quando nossa unidade policial foi transformada do 18º Batalhão de Polícia Militar, vinculada a 7ª Região de Polícia Militar com sede em Blumenau. Com a transformação em Batalhão foi possível ter uma autonomia administrativa e operacional, realizar cursos de formação e revitalização aos policiais já formados, e possibilitar um aumento nos recursos humanos e financeiros repassados pelo Estado.


Atualmente, o 18º Batalhão de Polícia Militar tem como área de jurisdição cinco municípios: Brusque, Gaspar, Guabiruba, Ilhota e Botuverá, conta com um efetivo atual para o policiamento desses municípios de 144 Policiais Militares, atendendo uma população aproximada de 222.764 habitantes, sendo que ano de 2016 atendemos mais de 18.000 (dezoito mil) ocorrências. Esse texto é um resumo da nossa história em Brusque, de páginas diárias dedicadas ao bem comum e a busca constante da justiça social.        


 


 


 “POLÍCIA MILITAR - SEGURANÇA: POR PESSOAS DO BEM PARA O BEM DAS PESSOAS.”


       


         Um grande abraço!


 


 


         Mande seu comentário para 18bcmt@pm.sc.gov.br                  



Fonte: Polícia Militar

Deixe seu comentário

Você está em Brusque / SC
Portal Brusque
Unidade Brusque, SC


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®