Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Brusque / SC

Você está aqui: Home / Colunistas / Coaching e Desenv. Pessoal / Inteligência Financeira
Atualizado


Inteligência Financeira

Por: Andreia Schaadt


 


 


Coach financeira.


Membro da SBCoaching. Bacharel em Psicologia. Especialista em Gestão Empresarial e Psicoterapia Comportamental. Parceira da Results Assessoria.


 


 


 


Em meio a realidade do Brasil de hoje, com suas incertezas econômicas e problemas políticos, tem sido tarefa cada vez mais difícil manter as finanças em dia.


 


Os dados em relação ao endividamento e à inadimplência são muito assustadores. Dois a cada três brasileiros possuem dívidas que não planejaram. Todos conhecem alguém que poucos dias depois de receber seu salário fica sem nada. Cartões de crédito, contas, gastos básicos, escola dos filhos, faculdade, alimentação, hobbies, cursos, pagamentos, empréstimos, fazem o dinheiro desaparecer.


 


Essa fatídica realidade brasileira é consequência da ausência de educação adequada em como lidar com o dinheiro. Muitos acreditam que basta saber lidar com números para ter sucesso com suas finanças. Entretanto, lidar com o dinheiro não é uma questão técnica, mas sim, emocional e está longe de ser uma regra simples e fácil de realizar como o conhecido preceito manda: “gaste menos do que ganha”.    


 


O sucesso e a prosperidade financeira estão totalmente relacionado a como as pessoas pensam e se comportam com “seu” dinheiro.  Não é a quantidade de dinheiro que as pessoas têm que irá garantir a ausência de dividas, o que garante o sucesso e a segurança financeira é a forma como o dinheiro é administrado.


 


Podemos dizer então que controle ou descontrole financeiro tem a ver com a história de vida, o que aprendemos desde crianças. Alias tudo que fazemos em nosso cotidiano vem de algo que um dia tivemos que aprender. Comportamento, trabalho, atividades domésticas, higiene… Tudo são coisas que um dia nos foram ensinadas e acabaram se tornando nossos hábitos, certo? Sabendo disso, fica fácil concluir que você também aprendeu a lidar com dinheiro. Seja por costumes familiares ou por limitações financeiras que teve no decorrer da sua vida, todo o ensinamento adquirido durante esse tempo resultou em sua situação financeira atual.


 


 Você está satisfeito?


 


Enriquecer é uma questão de atitude diante das escolhas que você faz em seu dia a dia. É focar no importante.  “Gastar” com responsabilidade. Ser financeiramente inteligente significa compreender os próprios desejos e necessidades e saber destinar o dinheiro de forma sábia.


 


E qual o primeiro passo?


Pensar e repensar suas atitudes antes de tomar uma decisão que envolva dinheiro. Não pense apenas em economiza ou poupar. Procure melhorar suas escolhas, lembre-se do que realmente é importante para sua felicidade.


 


Além de pensar a melhor forma de utilizar seu dinheiro, para se tornar financeiramente inteligente, converse mais sobre dinheiro, com a família e com conhecidos, procure educar-se com livros, cursos e palestras que o ajudem a desenvolver hábitos financeiros sustentáveis. Aprenda a equilibrar o orçamento, a constituir uma reserva para emergências e sonhos e a fazer um “pé-de-meia” para ter um futuro mais próspero.


 


 Com base no que você acabou de ler, eu pergunto:


O que você comunica, pensa e sente sobre dinheiro, riqueza e prosperidade? Esses pensamentos e sentimentos garantem que você conquiste seus objetivos financeiros? O que você pode fazer HOJE, e que não fazia antes, para conquistar sua tranquilidade financeira no futuro???


 



Fonte: Andreia Schaadt. Coach financeira, membro da SBCoaching. Bacharel em Psicologia. Especialista em Gestão Empresarial e P

Deixe seu comentário

Você está em Brusque / SC
Portal Brusque
Unidade Brusque, SC


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®