Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Brusque / SC

Você está aqui: Home / Colunistas / Coaching e Desenv. Pessoal / Em busca de Habilidades Comportamentais para o Mercado de Trabalho
Atualizado


Em busca de Habilidades Comportamentais para o Mercado de Trabalho

 


Por: Rafaela Teixeira


Psicóloga Organizacional


CRP 12/04920


Master Coach – Membro da SBCoaching


Especialização em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva Especialização em Avaliação Psicológica


Certificada internacionalmente pela Worth Ethic Corporation para aplicação da ferramenta Alfa Assessment.


Atua desde 2004 na organizacional, como consultora em Avaliação organizacional e do trabalhador e desenvolvimento de pessoas


Sócia da Results Assessoria, especializada em Desenvolvimento Pessoal e Profissional


 


 


Você contrataria alguém com o seu perfil?


Diante de um cenário socioeconômico e político repleto de constantes mudanças no Brasil e no mundo, as organizações passam a exigir colaboradores cada vez mais eficazes e adaptáveis. O conhecimento técnico não é mais encarado como um diferencial, mas como uma obrigatoriedade, ao contrário do comportamento, que vem diferenciar as pessoas e agregar valor a elas. Frente a isso, surge a necessidade dos profissionais, principalmente aqueles que ocupam cargos estratégicos, aperfeiçoarem não apenas seu conhecimento técnico, mas também os seus comportamentos. Para tanto, ter consciência de suas habilidades (pontos fortes) e pontos a serem melhorados (pontos fracos) pode auxiliá-los na busca do melhor investimento, para melhor atender as demandas do mercado e ir de encontro ao sucesso profissional.


Como ampliar a consciência sobre suas habilidades e pontos de melhoria?


Uma das ferramentas, que vem se mostrando importante na promoção do autoconhecimento das habilidades e dificuldades das pessoas que buscam melhorias na performance profissional, é a Avaliação de Potencial, caracterizando-se como um processo de gestão da aprendizagem, do auto desenvolvimento e da gestão da própria carreira.


A partir desta avaliação, uma vez identificadas suas habilidades, os profissionais podem aproveitá-las ao seu favor, potencializando-as e, ao identificar suas dificuldades, estes podem buscar um desenvolvimento mais focado em suas reais necessidades, ganhando também no tempo.


Aperfeiçoar comportamentos é um desafio, pois implica em mudança e, como já mencionado em meus artigos anteriores, a mudança de comportamento pode gerar resistência, porém é necessária para alcançar bons resultados, tanto no trabalho, quanto em outros âmbitos da vida (amoroso, familiar, amizade...).


Então, ao pensar em investimento pessoal, é importante lembrar que o desenvolvimento comportamental (atitude) merece uma atenção e um esforço especial, pois pode ser decisivo em uma contratação ou promoção. Sendo assim, cabe a cada um avaliar o que espera para seu futuro (acomodação ou sucesso) para, a partir disso, investir no seu desenvolvimento pessoal.


Para ajudá-lo nesta reflexão, deixo três perguntas para você responder para você mesmo:


Que tipo de profissional eu gostaria de ser?


Meus comportamentos de hoje, condizem com esse profissional ideal que busco?


O que eu posso começar a fazer hoje que me deixará mais perto desse profissional ideal?


 



Fonte: Por: Rafaela Teixeira Psicóloga Organizacional CRP 12/04920 Master Coach – Membro da SBCoaching Especialização

Deixe seu comentário

Você está em Brusque / SC
Portal Brusque
Unidade Brusque, SC


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®