Portal da Cidade Brusque

Sustentabilidade

Realizada em Brusque a XI Descida do Rio Itajaí-Mirim

Evento reuniu mais de 100 participantes que percorreram as margens do rio em embarcações para a remoção de resíduos

Publicado em 25/03/2024 às 10:59

(Foto: Divulgação)

No sábado (23), a população de Brusque teve a oportunidade de se conectar com uma parte vital do município: o Rio Itajaí-Mirim. A XI Descida do Rio Itajaí-Mirim não só proporcionou um momento de conscientização sobre a importância dos recursos hídricos, mas também destacou os impactos do descarte irregular de resíduos para os moradores locais.

Organizado pela Defesa Civil e Fundema, o evento reuniu mais de 100 participantes, divididos em grupos que percorreram as margens do rio em embarcações para a remoção de resíduos. Essa iniciativa aconteceu em consonância com o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

O percurso de mais de cinco quilômetros teve início na barragem da Samae, pouco acima do Instituto Federal Catarinense (IFC), e terminou um pouco depois da Ponte do Trabalhador. Nas embarcações, os participantes puderam contemplar a cidade de um ângulo pouco usual, ao mesmo tempo em que se engajaram na limpeza do rio.


Foto:Divulgação

O chefe de vistorias da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, explicou que a intenção do evento é trazer para a população um olhar da necessidade do cuidado com o rio, não só pela questão ambiental, mas também pelo tanto de resíduos recolhidos.

“Então, a importância de se conviver com o rio, já que o rio corta a cidade e muitas vezes tem aquela ideia que o rio só é responsável pelas enchentes que acontecem aqui”, destaca. 

Durante a atividade, foram retirados do curso fluvial diversos tipos de resíduos, incluindo plásticos, tecidos, brinquedos e até pneus. O material foi o suficiente para encher um caminhão inteiro. 

O Rio Itajaí-Mirim desempenha um papel fundamental na região, fornecendo água para abastecimento, irrigação e outras atividades ao longo de seus mais de 160 quilômetros de extensão, até desaguar no Rio Itajaí-Açu, em Itajaí. A XI Descida teve como objetivo integrar a comunidade com o rio, promover a sustentabilidade e ressaltar a importância dessa via fluvial para Brusque.


Foto:Divulgação

"A gente sai justamente do ponto onde se capta a água, que abastece a cidade, e a gente vem observando as margens, observando a natureza que tem em volta, justamente para ver esse cuidado que é necessário com o rio, para a gente ter o convívio com o rio, de uma maneira saudável", complementa Cugiki. 

A Descida do Rio Itajaí-Mirim alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente destacando metas relacionadas à água potável e saneamento, consumo e produção responsável, ação climática e preservação da vida terrestre.

Viviane Michele Lemes, responsável ambiental da Fundema, ressalta a importância desse tipo de ação.

“O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2024 foi Água e Paz. Isso destaca a necessidade de abordar as questões relacionadas à água como parte integrante ao caminhar para a paz global. E a conscientização e a educação desempenham um papel crucial na construção de uma cultura que valoriza a água como um bem coletivo”, finaliza. 

Esta edição da Descida do Rio Itajaí-Mirim foi realizada pela Fundema e Defesa Civil, com o apoio de diversas entidades e instituições locais, incluindo Samae, Secretaria de Obras, Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Educação, Núcleo de Gestão Ambiental, Unifebe e Lions Club.

Fonte:

Deixe seu comentário