Portal da Cidade Brusque

VIAJANDO PELO MUNDO

Família brusquense vai dar volta ao mundo de carro pela segunda vez

"A gente não sabe o quanto isso vai durar, a qualquer momento isso pode acabar", explicação de Jocemar quando decidiu viver viajando pelo mundo

Publicado em 29/04/2022 às 10:40
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal )

Já pensou passar a vida viajando pelo mundo, conhecendo novas culturas e vivendo novas experiências? Pois é exatamente isso que uma família brusquense faz. A “Família Pelo Mundo”, vai pela segunda vez dar uma volta ao mundo, de carro. A aventura que está sendo planejada há menos de um ano, começa nesta sexta-feira (29).

O casal Adriana Tormena Tomasi, Jocemar Paza Tomasi e os filhos Júlia Paza Tomasi, 13 anos, e Miguel Paza Tomasi, 11 anos, vão pela segunda vez dar a volta ao mundo de carro, e dessa vez vão começar desbravando o norte do Brasil, conhecendo o Pantanal, Amazonas e toda a região.

Essa empreitada será realizada dentro de uma Van adaptada com quarto, cozinha e banheiro que vai levá-los para os quatro cantos do mundo.

Como tudo começou
Adriana e Jocemar se casaram em 1999 quando tinham 20 e 21 anos, respectivamente, e decidiram que iriam trabalhar até os 35 anos, depois disso, iriam “viver” a vida.

Depois de muita “ralação”, como eles contam, o casal conseguiu construir algumas casas para viver de aluguel e chegou a ter uma farmácia de bairro.

Em 2009, começaram a realizar viagens menores, passaram pela Argentina e Chile, com a filha Júlia, com 1 ano, e o Miguel ainda na barriga. Com seis meses que o pequeno nasceu, realizaram outra viagem para o Peru, Chile e Argentina, nesse período foi cerca de um ano viajando, de carro, com as crianças.

Até que em 2012, decidiram finalmente dar a volta ao mundo. Levaram cerca de dois anos passando por lugares incríveis, conhecendo pessoas diversas e vivendo experiências inesquecíveis, como eles contam.


As experiências
Jocemar descreve a aventura como algo mágico e espera ter a mesma sensação que teve da primeira vez.

“Não é questão de viajar, é questão de fazer o que gosta. Temos um inimigo interno que é nossa mente. É difícil soltar algumas amarras, mas viajar é mágico, vale a pena. Espero que quando eu virar a chave do carro, eu sinta o mesmo que senti na primeira vez. Uma certeza eu tenho, cada dia vai ser diferente”.

Mas Jocemar explica que apesar da parte boa, é preciso ter planejamento, se não, a ideia não sai do papel.

“Tem que ter uma organização, sem dinheiro não se faz nada. Nós planejamos, nos organizamos com dinheiro, procuramos meios para fazer dar certo e fizemos acontecer”.

Adriana incentiva quem tem projetos para colocar em prática. Ela conta que sempre vai haver motivos para desistir, mas destaca que no final, vale a pena.

“Qualquer sonho ou projeto que tenham, coloquem em prática, planejem, busquem e realizem. Mesmo que seja pescar, conhecer a cidade vizinha, qualquer coisa, mas coloquem uma data, uma meta e realizem. Porque sempre vai aparecer uma doença na família, uma situação para desviar e sempre vai haver um motivo para desistir. Não desanimem, vão atrás dos seus sonhos, vai valer a pena”.


Corrida dos ratos
A “Família Pelo Mundo” explicou que a “ficha” caiu sobre a decisão de viver viajando depois de pensar em como queria terminar a vida.

 “A gente sempre tirava um dia na semana para pensar na vida, em tudo que vivemos e a gente sempre pensava: se hoje eu estivesse em cima de uma cama, tomando remédio, como seria o meu fim? Eu estaria feliz com o que eu vivi?”

O casal contou que a partir desses questionamentos percebeu que não queria passar a vida toda dentro de um sistema em que tivesse que só pagar contas e se “matar” de trabalhar para manter um padrão de vida.

“foi daí que decidimos baixar o padrão de vida, direcionar o que queríamos, uma pequena mudança no dia-a-dia já faz uma diferença enorme na vida. Eu não vou trabalhar para ter o carro do ano, todo dinheiro do mundo, porque a gente não sabe o quanto isso vai durar, a qualquer momento isso pode acabar”, explica Jocemar.

E Jocemar conta que a certeza que estavam no caminho certo veio depois do retorno de uma viagem.

“Durante o retorno de uma das nossas viagens, depois de um mês fora vivendo coisas incríveis, aprendendo muito, conhecendo vários lugares e pessoas, retornamos e vimos que aqui tudo estava exatamente igual. Os nossos vizinhos fazendo as mesmas coisas, nada tinha mudado. Foi ali que eu vi que não valia a pena viver uma vida sem sentido”.


Educação das crianças
Um dos questionamentos que o casal mais escuta é sobre a educação dos pequenos. Afinal de contas, levar a casa dentro do carro dá, mas e a escola?

Adriana contou que é professora e que há anos ela mesma ajuda na educação dos filhos.

“Eu sou professora, então fica mais fácil. As aulas são em homescholling e tem dado muito certo”.

Jocemar reforça o aprendizado diário que as crianças têm nas viagens.

“A escola nunca vai poder dar o que a estrada dá. Contato com diferentes povos, novas línguas, museus, eles vão ter uma bagagem cultura que poucas crianças vão ter acesso. Não tem como comparar o ganho em viagem, não tem como comparar”.

E esse “novo modelo” de vida não rendeu só experiências para a família, o casal lançou também um livro, em que compatilha as suas histórias e experiências rodando pelo mundo de carro.

 Se você quiser acompanhar essa experiência de perto pode seguir a família nas redes sociais

Insta - @familiapelomundooficial

Facebook – familiapelomundooficial

O livro está disponível nesse link

Fonte:

Deixe seu comentário