Portal da Cidade Brusque

Celebração

Jantar em Guabiruba marcará passagem dos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil

Evento contará com apresentações culturais, gastronomia e recepção de delegação alemã para comemorações

Publicado em 20/03/2024 às 15:42

(Foto: PMG/AACSP)

A comissão organizadora das cidades de Brusque e Guabiruba se unem para comemorar, na Sociedade Recreativa Guabirubense, a passagem dos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil. O cerimonial será realizado no dia 4 de abril.

Destacando a importância deste momento, uma delegação oficial do estado alemão de Baden-Württemberg estará presente no evento – estado de origem de muitos imigrantes que vieram a Santa Catarina no período.

A delegação é composta por representantes do distrito de Karlsruhe, parceiro do município de Brusque e da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve); do município de Karlsdorf-Neuthard, cidade coirmã de Guabiruba; e da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG), parceira da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC). O evento ainda contará com jantar especial e apresentações culturais locais.

“Queremos comemorar em união e alegria esse momento significativo para nossa história e cultura, sintam-se convidados a integrar a programação! Um elo como este merece ser fortalecido entre os países, só tem a trazer bons resultados!” afirma a Superintendente da Fundação Cultural e também parte da comissão organizadora, Jenifer Schlindwein.

Os cidadãos interessados em participar desta celebração podem adquirir ingressos ao valor de R$ 100. Os ingressos estão disponíveis para compra na Fundação Cultural de Guabiruba, e a confirmação de presença é necessária até o dia 28 de março, através do número (47) 3308-3114. O evento tem início marcado para as 19h, com uma recepção especial às 18h30.

Momento histórico
A chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1824, e em Santa Catarina, quatro anos depois, em 1828, marcou o início de uma jornada histórica, ressaltando que as comemorações podem se estender em inúmeros atos até 2028.

A pesquisadora Rosemari Glatz, reitora da Unifebe e também integrante da comissão organizadora do evento, conta que a primeira colônia alemã surgiu em Santa Catarina no dia 1º de março de 1829, com o estabelecimento da Colônia de São Pedro de Alcântara. A contribuição desses imigrantes para o desenvolvimento da região é imensa, moldando a identidade cultural e econômica de Guabiruba, Brusque e além.

Parcerias entre os estados
A parceria entre Brusque, Guabiruba e o estado de Baden-Württemberg remonta a 164 anos, quando as primeiras famílias alemãs se estabeleceram na região. Projetos conjuntos, como o "50 parcerias municipais pelo clima", demonstram o compromisso mútuo com um futuro sustentável. Essas parcerias não apenas fortalecem os laços culturais, mas também abrem portas para colaborações em áreas como educação, pesquisa, intercâmbio cultural e desenvolvimento econômico.

Para Valdir Riffel, representante da ACIC e parte da comissão organizadora, afirma que “este evento e a inaugração do Museu em Guabiruba celebram os antepassados que com tanta coragem desenvolveram a nossa região e nos educaram para manter as tradições que trouxeram há 200 anos para nosso país” e que “todos se sintam convidados a confraternizar e comemorar este momento” finaliza.

Mais informações e ingressos para o evento podem ser obtidas com a Fundação Cultural pelo telefone/WhatsApp: (47) 3308-3114. Localizada à Rua Brusque, 1000, ao lado da Viacredi.

Atendimento administrativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Fonte:

Deixe seu comentário