Portal da Cidade Brusque

Dinheiro extra

Governo Federal deve antecipar 13º do INSS para abril e maio

Impacto estimado é de R$ 78 bilhões na economia e alcance de cerca de 35 milhões de beneficiários

Publicado em 26/02/2026 às 15:53

(Foto: Reprodução/Governo Federal)

O Governo Federal já conclui ajustes para antecipar o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para os meses de abril e maio. A medida está em análise pelo Ministério da Previdência e aguarda a conclusão de nota técnica e  publicação de um decreto presidencial para que tenha validade. Caso a medida seja confirmada, será o sétimo ano consecutivo que o executivo faz essa antecipação como alternativa para fomentar a economia.

A proposta prevê que o abono seja creditado em duas parcelas, nos meses de abril e maio. O impacto estimado é de R$ 78 bilhões na economia e alcance de cerca de 35 milhões de beneficiários.

Quem tem direito ao 13º?
Quem recebe aposentadoria, pensão ou auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social. Beneficiários do BPC e da RMV ficam de fora.

Valores a receber
Quem recebeu o benefício durante todos os 12 meses de 2026 terá direito ao valor integral do 13º, que corresponde exatamente a um pagamento mensal do INSS, dividido em duas parcelas.

Quem começou a receber aposentadoria ou pensão ao longo de 2026 não recebe o valor cheio. Nesses casos, o 13º é proporcional: cada mês de benefício garante 1/12 do total.

A consulta oficial dos valores pode ser feita de forma prática pelo site ou aplicativo Meu INSS, na opção “Extrato de Pagamento”, ou pelo telefone 135. É importante ressaltar que beneficiários do BPC/LOAS não têm direito ao 13º salário.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp