Portal da Cidade Brusque

CONFIRA

6 vantagens de falar em inglês

Já parou para pensar que pode ser que não tenha ganhado aquela tão esperada promoção porque não tem uma segunda língua?

Publicado em 24/11/2022 às 09:31

Se está em busca de crescimento profissional e financeiro, já passou da hora de colocar o seu inglês em dia. São inúmeras as vantagens de falar em inglês, como ganhar mais dinheiro, por exemplo.

Já parou para pensar que pode ser que não tenha ganhado aquela tão esperada promoção porque não tem uma segunda língua?

Um pouco sobre a língua inglesa
Antes de conhecer as vantagens, veja um pouco desta língua que conquistou o planeta. É uma língua indo-europeia germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra. No período das grandes navegações, a nação chegou a conquistar 171 países em todos os continentes.

A história da língua inglesa é dividida em três partes: Old English (Inglês antigo), Middle English (Inglês Médio) e Modern English (Inglês Moderno). A falada atualmente é o Inglês Moderno.

A grande influência - principalmente econômica - do Reino Unido e dos Estados Unidos da América após a Segunda Guerra Mundial fizeram com que a língua inglesa se espalhasse pelo mundo e conquistasse seu espaço. Já são quase 2 bilhões de pessoas sendo influenciadas pela língua.

Vantagens de falar em inglês
Principalmente quando se fala em um mercado de trabalho tão competitivo, falar em inglês é um diferencial importante. Mas as vantagens vão para além da conquista do emprego dos sonhos. Dominar a segunda língua pode trazer benefícios para a saúde também.

Veja abaixo 6 vantagens de aprender e ser fluente em inglês

1- Mercado de trabalho
Com o crescente aumento por trabalhos remotos que rompem barreiras físicas de países, falar uma segunda língua passa a ser requisito praticamente obrigatório. Um estudo da Hays, uma empresa especializada em recrutamento, mostra que 91% das empresas no Brasil exigem conhecimento em inglês.

O mesmo estudo da Hays também aponta que quem tem proficiência no idioma chega a ter um salário até 60% maior que quem não.

Apesar da exigência, dados da Catho mostram que apenas 3% dos brasileiros são fluentes no inglês. Quem possui essa língua no currículo, acaba saindo na frente e conquistando postos melhores.

Mas vale alertar. Nada de ficar colocando inglês intermediário no currículo se você mal domina o verbo “To be”. Se aperfeiçoe e invista neste aprendizado, pois as empresas poderão, inclusive, testar seu conhecimento durante um processo seletivo.

Melhora o desempenho do cérebro (e faz bem para a saúde)
Pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram que obter fluência em outra língua além da materna é uma ginástica para o cérebro.

Traz Benefícios como:

- desenvolver a habilidade multitarefa

- fortalece a memória

- auxilia na tomada de decisões

- aumenta o foco

- estimula a criatividade

- previne o Mal de Alzheimer

- ajuda a executar tarefas em menos tempo

- melhora os níveis de percepção

Te ajuda a entender filmes e séries Por mais que existam legendas, a tradução nunca será tão fiel quanto entender exatamente o que a pessoa está falando. Existem algumas gírias e expressões que podem ser perdidas em traduções escritas.

Por isso, aprender inglês é uma forma de aproveitar ao máximo o conteúdo extrangeiro. Só não vale ficar (muito) irritado ao perceber os absurdos de algumas legendas.

Permite ter contato com novas culturas
Seja em viagens pessoais ou profissionais, falar inglês permite que você consiga se comunicar com pessoas de outras culturas. Dessa forma, a experiência durante uma visita internacional pode ser mais completa e imersiva.

Permite que se comunique com diferentes culturas
Atualmente, no mundo, 12 países têm o inglês como primeira língua. São eles: Austrália, Bahamas, Estados Unidos, Granada, Guiana, Grã Bretanha, Irlanda, Jamaica, Malta, Nova Zelândia, Porto Rico e Trinidad.

É considerada uma língua franca - aquela aprendida para fins diplomáticos e de comunicação com diferentes civilizações por todo o mundo.

Em jogos online, principalmente, há uma imensa quantidade de pessoas de diversos países nas comunidades. Em grande maioria, os jogadores aprendem o inglês, seja para se comunicarem entre si, ou para entender sobre os itens e missões dos games.

Melhora sua autoconfiança
Se comunicar com mais pessoas de diferentes culturas também vai te deixar mais feliz. Falar mais de um idioma aumenta as chances de fazer novas amizades.

Aprender um idioma pode levantar o astral. Você vai se sentir melhor consigo mesmo ao aprender uma segunda língua. É admirável se abrir para uma nova forma de se comunicar.

Não só sua autoestima vai aumentar, como as outras pessoas irão te olhar com outros olhos. É o que dizem vários estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Cambridge.

Um estudo do Institute for Employment Studies aponta que 80% de pessoas entre 50 e 71 anos relataram um impacto positivo ao aprender algo novo.

Seja por satisfação pessoal, para ampliar a rede de contatos ou alcançar outros patamares profissionalmente. As vantagens de falar em inglês são muitas. Então está esperando o que para aprender esta língua tão popular e necessária?


Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário