Portal da Cidade Brusque

OPINIÃO

Afinidade de valores pessoais: saiba o por que ela é tão importante

A compatibilidade dos valores pessoais é decisiva para a harmonia em relações profissionais e afetivas

Publicado em 15/02/2018 às 22:21
Atualizado em

Tenho procurado, ao longo dos artigos, escrever sobre qualidade de vida, sobre àquilo que poderia proporcionar bem-estar para nós mesmos e para as pessoas com as quais convivemos. 

Seguindo este raciocínio, abordo neste artigo um aspecto muito importante que norteia nossas relações pessoais e profissionais, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção. Este aspecto se chama valores.  

Recente, tive a oportunidade de identificar em uma empresa, onde a maioria dos colaboradores estão há mais de 5 anos trabalhando, sobre a importância da compatibilidade dos valores pessoais e da organização para que haja engajamento e estabilidade.

Quando comparados os valores pessoais com os da empresa, verificou-se que os colaboradores que estavam há mais de 5 anos efetivos, tinham pelo menos 3 valores compatíveis. 

Coincidência? Certamente não. Os valores pessoais são nossos norteadores. Mesmo que de forma inconsciente acabam sendo um dos motivos pelos quais escolhemos esta ou aquela pessoa, esta ou aquela empresa. 

No senso comum, no aspecto amoroso, costumamos dizer que os opostos se atraem. É verdade, em parte. Características de personalidade diferentes se atraem, como uma forma até de complementação. Por exemplo (e de uma forma muito simplista), uma pessoa mais tímida, tenderá a se sentir atraída por alguém mais expansivo.

Criamos isso como uma forma de nos compensar pela nossa própria dificuldade. Entretanto, se esta mesma pessoa tímida, tiver como valor pessoal a honestidade, dificilmente se sentirá atraída, ou permanecerá num relacionamento onde a outra pessoa seja desonesta com dinheiro ou no comportamento. 

Portanto, quando estiver numa condição (pessoal ou profissional) que sentir mal-estar, sem entender necessariamente porque, é fundamental se questionar sobre qual valor aquela situação está lhe afetando.

Quando nossos valores são afetados qualquer relação fica insustentável. E sem compreender isso, muito provável que passamos a repetir o mesmo comportamento por muitas e muitas vezes. 

Mérlei Pércia Colzani
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 12/04917
Master Coach – Membro da SBCoaching
Especialização em Psicanálise
Sócia da Results Assessoria

Fonte:

Deixe seu comentário