Portal da Cidade Brusque

Segunda vez

Brusque recebe o VIII Simpósio Catarinense de Astronomia em julho

Esta é a segunda vez que a cidade sedia a atividade. Evento marcará lançamento do 1º Prêmio Raulino Reitz de Astrofotografia.

Publicado em 24/05/2019 às 08:07

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Astrônomos amadores e profissionais de todo o estado, além de entusiastas do meio são aguardados para o VIII Simpósio Catarinense de Astronomia, que ocorre em Brusque, nos dias 18 e 19 de julho, no auditório da Faculdade São Luiz. A cidade de Brusque já havia recebido a atividade em 2014 e a atividade tem vagas limitadas em 150 pessoas.


Além da possibilidade de reunir representantes de diferentes regiões do estado, o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, destaca o lançamento do Prêmio Raulino Reitz de Astrofotografia. A honraria será dada todos os anos e é uma homenagem ao padre responsável por um dos primeiros registros de um cometa integral no país, com uma foto feita no bairro Azambuja, em 1965.



Para Souza, sediar o evento é um momento importante para a cidade por sua ligação com o setor. Foi ela que, em 1996 recebeu o primeiro evento descrito com “nacional” sobre astronomia, além de ter recebido o primeiro Encontro Catarinense voltado ao tema, em 2011. Ele serviria de base para o próprio Simpósio.


O diretor ressalta o papel integrador da atividade .“Ele foi criado para reforçar e unir entidades ligadas à astronomia. Queríamos conhecer e ver o que eles estavam fazendo”, resume. Além de Brusque, cidades como Florianópolis, Videira, Araranguá e Chapecó já sediaram a programação.


Com a organização para o evento sendo finalizada, eles passam a receber a inscrição de trabalhos e fotos. Mesmo com as premiações locais, também haverá a entrega do Prêmio José Brasilício de Sousa, promovido pelo Neoa, aos astrônomos que contribuíram para o desenvolvimento do segmento no estado.


As programações do Simpósio estão sendo finalizadas. Para se inscrever é preciso acessar https://bit.ly/2JCmfeQ. O evento tem entrada gratuita e terá haverá certificação.

Fonte:

Deixe seu comentário