Portal da Cidade Brusque

Janeiro aAgosto

Brusque registra média de 6 acidentes com bike ao mês envolvendo vítimas

Levantamento é do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque. De janeiro a agosto foram registrados um total de 42 acidentes com bicicleta.

Publicado em 13/09/2019 às 00:10
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Corpo De Bombeiros)

Um levantamento feito pelo 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, a pedido da reportagem do Portal da Cidade Brusque, mostra que de janeiro a agosto de 2019 foram registrados 42 acidentes envolvendo bicicletas no município. A média é de pelo menos 6 acidentes a cada mês. 

As ruas em que as ocorrências com bike são mais frequentes são nas ruas Azambuja (4), Avenida Florianópolis (2), Julio Orttos, (2) Felipe Schmitt (2), Primeiro de Maio (2), Rodovia Antônio Heil (2) e rua São Pedro (2). 

Segundo informou o Tenente-coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar, Otávio Ferreira, a maioria desses acidentes são com vítimas. “Até porque, em caso de acidentes sem vítimas, a população acaba nem acionando a viatura”, destacou. 

Mapa dos acidentes envolvendo bicicletas em Brusque

O Brusquense, Willian Seyferth Fuchs trabalha com pesquisa e desenvolvimento de malhas. Ele é adepto do pedal desde os 9 anos de idade. Apaixonado pelo pedal, Will monitora os noticiários e elaborou um mapa com as regiões em que os acidentes são mais frequentes no município. (Veja abaixo). 


"Neste mapa coloquei apenas ocorrências envolvendo veículos automotor x bicicletas. A ideia partiu como uma forma de conscientizar os ciclistas das áreas de "risco" e tentar cobrar melhorias para o trânsito", explica Willian.

Ele relata que desde que pedala já sofreu duas quedas de bicicleta. Uma delas devido a buracos na via e a outra em razão de um veículo que passou muito próximo ao local em que ele pedalava. 

“No fim do ano passado quase fui atropelado por um motorista que estava utilizando o celular e invadiu a ciclovia”, relata destacando que também tem amigos que passaram por situações similares. “Recentemente um amigo teve uma queda na rodovia por conta de uma ultrapassagem irregular de um motociclista e um outro veículo acabou atingindo ele, mas não teve ferimentos graves pois estava utilizando equipamentos de segurança”. 

Causas

Conforme explica o tenente-coronel, Otávio Ferreira, as causas são diversas. Entre elas está o fato do ciclista transitar fora da faixa destinada a ele. “Muitas vezes existe este tipo de via na pista e o ciclista não a utiliza”, diz. “O segundo ponto está na própria via, quando não há a faixa e alguns ciclistas acabam transitando na contra mão”, complementa. 

Em caso de tráfego na contramão, o perigo maior está nos cruzamentos, é o que relata Ferreira. “São nas vias perpendiculares em que, muitas vezes, eles acabam se envolvendo em acidentes, em virtude de estarem transitando na contra mão da via”, finalizou. 

Manifestação por mais segurança no trânsito

Ciclistas de Brusque promovem na noite desta terça-feira um ato em pedido de mais segurança no trânsito. A concentração acontece a partir das 19h30 na Praça Sesquicenteário, em frente à prefeitura municipal de Brusque. Saiba mais clicando aqui. 

Fonte:

Deixe seu comentário