Portal da Cidade Brusque

Educação

Centro de Educação Infantil Clara Maria Furtado terá telhado trocado

Medida tem empresa licitada e faz parte de melhorias estruturais. Prédio construído em 2016, no Santa Luzia, problemas e paredes com desgaste

Publicado em 06/06/2019 às 03:01

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A escola de educação infantil Clara Maria Furtado, no bairro Santa Luzia passará por manutenções para corrigir problemas estruturais. A primeira etapa envolve a troca do telhado, mas melhorias elétricas e no reboco também estão previstos. Ela foi inaugurada em 2016, como parte do programa federal Proinfância.

No último dia 28, os problemas estruturais voltaram a ser tema de debate. O tema abordado na sessão da Câmara de Vereadores pelo vereador Jean Pirola, que apresentou fotos das condições das paredes e um vídeo em que questionava a qualidade do material. O parlamentar classificou os itens como de “péssima qualidade”. “Não é possível admitir que com menos de três anos de uso o prédio esteja nessas condições”, declarou.

Segundo a secretária de Educação, Eliane Buemo, a situação da escola exige atenção desde seu andamento, ainda em 2011. Boa parte dos problemas, segundo ela, são pelo fato do projeto não levar em conta características do clima da região. “Apresentou problemas desde o início e, com o passar do tempo foi se agravando”

Apesar dos menos de três anos de inauguração, o prédio apresenta espaços abertos e telhado considerado incompatível com a necessidade. Durante chuvas mais fortes, afirma a secretária, é comum que parte das salas precisem ficar inoperantes por conta de alagamentos. O local é usado por cerca de 200 crianças.

Revisão estrutural

Para evitar que os problemas persistam, o telhado será trocado, com telhas diferentes das originais. O investimento é estimado em R$ 100 mil. Além dele, o reboco será refeito, assim como a estrutura elétrica.

Todo o serviço deve chegar próximo de R$ 300 mil, por estimativa da secretária. Eliane afirma que a primeira etapa dos serviços possuem empresa licitada e telhas entregues desde o início da semana

Paquetá

Diferente da situação do Santa Luzia, a escola pública do bairro Paquetá aguarda uma nova instalação das calhas. A situação foi relatada nesta terça, também na Câmara de Vereadores, desta vez por Marcos Deichmann e Paulo Sestrem.

A execução do serviço, segundo Eliane, aguarda pela disponibilidade da empresa licitada para a atividade. A secretária descarta problemas de qualidade dos materiais usados e atribui os recorrentes alagamentos da quadra do local à problemas na instalação da estrutura. Os procedimentos são acompanhados e documentados desde dezembro e a empresa contratada já foi notificada para a manutenção.


Fonte:

Deixe seu comentário