Portal da Cidade Brusque

Intercâmbio

Comemoração dos 160 anos da imigração alemã é debatida na Prefeitura

Prefeito Jonas Paegle e vice-prefeito Ari Vequi receberam comitiva alemã, que retorna em outubro ao município

Publicado em 18/02/2020 às 02:18

(Foto: SECOM)

O Brasil recebeu ao longo de sua história imigrantes de diversos locais do planeta. Nossa região não é diferente e 2020 marca os 160 anos da imigração badense. Para tratar da comemoração, que será realizada em outubro, o prefeito de Brusque Jonas Paegle e o vice-prefeito Ari Vequi receberam no gabinete parte da comitiva alemã, que veio ao município para a Conferência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - Brasil e Alemanha. 

Participaram do encontro, o presidente do Distrito de Karlsruhe Christoph Schnaudigel, o diretor financeiro do Distrito Karlsruhe Ragnar Watteroth, o vice-prefeito de Karlsdorf-Neuthard Harald Weschenfelder, a tradutora Petra Zimmermann, o superintendente da Fundação do Municipal do Meio Ambiente Cristiano Olinger, o secretário interino de Governo e Gestão André Vechi, o prefeito de Guabiruba Matias Kohler e o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, Valdir Riffel. 

“Me alegra muito que dentro da nossa parceria climática, que dura mais de 10 anos, vamos realizar mais um projeto, que atravessa fronteiras e divisas. Temos um passado comum, porque muitas pessoas do nosso distrito imigraram na época para o Brasil. Nós temos antecedentes comuns”, comenta Schnaudigel. 

A programação das comemorações será organizada pela ACIC, junto com as prefeituras de Brusque e Guabiruba e a Unifebe. 

“Vamos comemorar os 160 anos de 20 a 31 de outubro. Teremos novamente a visita da delegação alemã, especificamente da região de Baden. Estamos em fase inicial dos trabalhos. Enviamos os convites para as autoridades formarem a sua equipe e agora sim vamos elaborar uma programação. Estamos também aguardando a oficialização da parceria da regional do Distrito com a AMMVI, para ampliar as parcerias”

Durante o encontro, o prefeito recebeu do presidente do Distrito de Karlsruhe uma lâmpada solar e um CD, com músicas gravadas pelos funcionários da administração distrital. Paegle retribuiu a gentileza e presenteou Schnaudigel com cervejas produzidas em Brusque. 

“Foi um momento de alegria e confraternização. A parceria já está consolidada com diversas ações em andamento, inclusive o intercâmbio de estudantes. Será muito bom recebê-los novamente no segundo semestre”, destaca o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário