Portal da Cidade Brusque

Brusque

Conferência Municipal de Saúde debate SUS e melhorias no setor

Evento foi sediado na Unifebe ao longo desta quarta-feira e contou com grande número de participantes

Publicado em 22/03/2023 às 15:20
Atualizado em

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

Profissionais de Saúde, servidores públicos, comunidade e autoridades se reuniram no auditório do Bloco F da Unifebe, na manhã desta quarta-feira (22) durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como foco o debate a defesa de direitos e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo com o reconhecimento de que carece de melhorias e aprimoramento constante, a estrutura do sistema foi ressaltada pelo secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, reforçou a oportunidade de interação entre o poder público, representado pelo SUS, e toda a comunidade. “E mais do que tudo, uma grande oportunidade para discutirmos o SUS, este grande sistema público, que se pretende inclusivo, holístico, abrangente, que atende de maneira isonômica a milhões de pessoas todos os dias no país. Precisamos sempre valorizar e discutir o SUS, e por isso abrimos a voz para toda a comunidade”.

O prefeito Ari Vequi destacou o aumento da demanda na área de Saúde e os esforços necessários para melhor equipar e atender às necessidades da população. Segundo ele, a conferência também possui um papel democrático e é um momento importante para se ouvir a população.

“Vem democratizar o debate com a população brusquense, com a melhoria do debate do serviço do SUS e estamos falando do serviço público, de saúde pública e, para isso, nós temos a participação da sociedade como um todo, para poder opinar e fazer que essa conferência o mais democrática possível”, descreve.


Em linha semelhante, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), Robson Zunino, reforça o papel da participação popular na gestão e fiscalização da Saúde local. “E esta conferência, organizada em parceria, tem como importância, além da participação popular na gestão do SUS, para que a população possa contribuir na definição de políticas públicas para a saúde do município, também, na fiscalização, que é um dos papéis do Conselho Municipal de Saúde”.

Já a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, faz questão de enaltecer a importância de toda a sociedade, em especial os usuários do sistema público, manifestarem suas opiniões e se integrarem ao debate com propostas para a melhora da saúde pública. “Toda a população deve participar e discutir, principalmente o estado atual e futuro do que desejamos. Não basta reclamar nos meios de comunicação quando não se participa de momentos como este que vivemos hoje. Momento de sentar junto e discutir. E pensar na cidade que queremos”.


Para a palestrante, Fernanda Manzini, a conferência é um grande espaço democrático onde se pode juntar usuários do sistema, trabalhadores e gestores para pensar a política e a gestão do SUS. “É um momento onde podemos colocar todos esses atores juntos para planejar as ações. O relatório desta conferência norteará o plano municipal de saúde, e é neste plano que se estabelece o que Brusque precisa atingir na saúde nos próximos quatro anos. Por isso, é um momento de extrema importância onde se reúnem essas diversas vozes para que se consiga essa multiplicidade de olhares”.

Fernanda Manzini abriu as atividades técnicas da conferência, ainda na manhã desta quarta-feira, com a palestra “Consolidação da Atenção Primária e do Controle Social para o fortalecimento do SUS - a construção do amanhã inicia hoje!”. Ela é graduada em Farmácia, especialista em Saúde da Família/modalidade Residência, mestre e doutora em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra desde 2008 o Grupo de Pesquisa Políticas e Serviços Farmacêuticos da UFSC. Coordenadora de projetos da Escola Nacional dos Farmacêuticos.


Fonte:

Deixe seu comentário