Portal da Cidade Brusque

Região

Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais isolados e chuva intensa

A ocorrência se deve principalmente em virtude da instabilidade atmosférica

Publicado em 23/03/2023 às 10:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Defesa Civil emitiu, na manhã desta quinta-feira (23), aviso meteorológico para possibilidade de temporais isolados e chuva pontualmente intensa nesta quinta por todo o estado. A ocorrência se deve principalmente em virtude da instabilidade atmosférica.


A combinação de calor, umidade e áreas de instabilidade fornece condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina, especialmente no centro-leste do estado. No litoral, a circulação marítima mantém a condição para chuva a qualquer momento, e que em alguns momentos ocorre com moderada a forte intensidade.

O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas causadas por descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo (como alagamentos e destelhamentos além de enxurradas pontuais e deslizamentos, no litoral)


Recomendações

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.


Fonte:

Deixe seu comentário