CLIMA
Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa em Brusque entre quinta e sexta-feira
Órgão orienta a população a evitar áreas alagadas, ficar longe de árvores durante os temporais e acompanhar os avisos oficiais
Publicado em 05/08/2026 às 14:23
A Defesa Civil de Brusque emitiu um alerta para a possibilidade de temporais, chuva intensa, rajadas de vento e queda de temperatura entre a madrugada de quinta-feira (6) e o fim da tarde de sexta-feira (7). O aviso foi divulgado nesta quarta-feira (5) e tem como base a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina.
Segundo a análise meteorológica, Brusque está em uma área classificada com risco alto para chuva volumosa em curto período e risco moderado para rajadas de vento, condições que podem provocar alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e outros transtornos.
A mudança no tempo ocorre com a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se forma em alto-mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Os temporais começam de forma isolada ainda na madrugada de quinta-feira no sul do estado e avançam ao longo do dia por Santa Catarina, atingindo também o Vale do Itajaí.
A Defesa Civil orienta que a população evite circular por ruas alagadas e áreas próximas a rios e córregos durante e após as chuvas. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não buscar abrigo sob árvores, marquises ou estruturas instáveis. Também é importante recolher ou fixar objetos que possam ser arrastados pelo vento, como vasos, lonas, toldos e materiais de construção. Moradores de áreas de encosta ou locais com histórico de deslizamentos devem ficar atentos a sinais como rachaduras, infiltrações e ruídos no solo e procurar um local seguro caso percebam qualquer risco.
A Defesa Civil também alerta para que ninguém toque em fios de energia caídos, devendo comunicar imediatamente a Celesc. Motoristas devem redobrar a atenção, reduzindo a velocidade e mantendo distância segura em pistas molhadas ou sob ventos fortes. O órgão recomenda ainda acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil de Brusque e da Prefeitura para receber novas atualizações sobre a evolução das condições do tempo.
Fonte: Portal da Cidade Brusque
Notícias relacionadas
Prefeitura anuncia pacote de investimentos em infraestrutura, saúde e tecnologia
05/08/2026 às 17:00
Concurso público da Prefeitura encerra inscrições e pagamento da taxa nesta quarta-feira
05/08/2026 às 11:46
Chuva retorna a Brusque na quinta-feira; veja a previsão para os próximos dias
05/08/2026 às 08:59
Havan leva mais de 300 pessoas para passeios de helicóptero no aniversário de Brusque
05/08/2026 às 08:41
Cuca gigante é servida em celebração aos 166 anos de Brusque
04/08/2026 às 12:51
Tradicional desfile de 4 de Agosto reúne grande público e celebra os 166 anos de Brusque
04/08/2026 às 12:09