Portal da Cidade Brusque

Prevenção

Defesa Civil de Brusque e Itajaí realizam Simulado de Preparação para Desastres

Evento será realizado nos dias 18 e 21 de setembro para os moradores do bairro Limoeiro

Postado em 06/09/2019 às 15:37 |

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, em parceria com a Defesa Civil de Itajaí, realiza no bairro Limoeiro um exercício simulado de preparação para deslizamento de solo. A ação conta com apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

O evento é destinado às famílias moradoras do bairro e será realizado em dois momentos. O primeiro encontro será na quarta-feira (18), às 19h, no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, localizado na rua Edmundo Leopoldo Merizio, s/n°. O objetivo é passar instruções sobre o simulado e também apresentar à comunidade o Plano de Ação Emergencial (PAE). 

O segundo encontro será realizado no sábado (21) com o Exercício Simulado de Preparação para Desastres - Prevenir e Preparar é o Melhor Caminho. O simulado em si acontecerá em diversas ruas, na localidade conhecida como Sorocaba, mas o ponto de encontro é também no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, às 13h.

“Vamos fazer o simulado como se realmente tivesse ocorrido um deslizamento. Uma pessoa atuará como se estivesse soterrada. O Corpo de Bombeiros participará com a cachorra Zara do salvamento. Essa ação demonstra o trabalho conjunto realizado pela Defesa Civil de Brusque e Itajaí” explica o diretor Carlos Alexandre Reis.

De acordo com ele, o exercício consiste no treinamento e orientação da comunidade do bairro Limoeiro e dos órgãos de resposta e apoio frente às tragédias emergenciais relacionadas ou desencadeadas pelas chuvas, a partir do desenvolvimento de ações estratégicas de controle e gestão em casos de desastres. “É muito importante que a comunidade saiba como agir em situações como esta. Por isso, contamos com a participação dos moradores desta localidade”, destaca. 


Cronograma do Simulado 

13h às 13h30 - Chegada da Defesa Civil no local do deslizamento de solo; 

13h30 às 13h45 - Alarme para a comunidade para evacuação do local; 

13h45 às 14h15 - Deslocamento da comunidade para o local de encontro; 

14h15 às 14h45 - Cadastramento dos desabrigados; 

14h45 às 15h15 - Chegada do Bombeiro e SAMU devido ao desaparecimento de um morador; 

15h30 - Confraternização com os participantes (Comunidade) 


Conheça o Plano de Ação Emergencial (PAE) 

O PAE explica em detalhes como os cidadãos do bairro devem proceder em uma situação de emergência. Confira a seguir:  

1. Reúna toda a família ou pelo menos um membro e as pessoas mais próximas; 

2. Pegue os documentos e remédios necessários; 

3. Desligue a chave da luz e o botijão de gás; 

4. Vá para o local de encontro da comunidade sem correria ou atropelo, localizado na Rua Edmundo Leopoldo Merízio em frente à Capela São Sebastião ao lado do posto de saúde; 

5. Na chegada ao local de encontro mantenha a calma e aguarde a chegada dos órgãos envolvidos no simulado para as devidas orientações. 

Fonte:

Deixe seu comentário