Portal da Cidade Brusque

atenção

Defesa Civil de Brusque emite novo alerta meteorológico para essa madrugada

Ventos podem chegar a 60 quilômetros por hora durante o início da noite, podendo superar 100 quilômetros no começo da manhã

Publicado em 30/06/2020 às 21:17

(Foto: Reprodução)

Após os estragos feitos pelas fortes rajadas de vento durante a tarde dessa terça-feira (30), a Defesa Civil de Brusque emitiu um novo alerta no início dessa noite em relação ao ciclone extratropical na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que se mantém pela região durante essa madrugada.

Conforme o agente da Defesa Civil, Filipi Orthmann Lídio, “a previsão é de rajadas de vento na casa dos 60 quilômetros por hora, persistentes durante o início dessa quarta-feira, podendo superar 100 quilômetros por hora, entre às 10 e 15h, conforme aviso meteorológico da Defesa Civil Estadual”. Nessa terça-feira, a estimativa é de que os ventos possam ter chego a 80 quilômetros por hora.

O diretor da Defesa Civil, André Cristiano Archer, ressalta que desde a segunda-feira (29) a Defesa Civil de Brusque já vem emitindo alertas sobre os impactos do ciclone e da frente fria, que nesta terça-feira já gerou ocorrências significativas em diversos bairros de Brusque e outras regiões do estado. 

“A orientação é para que as pessoas se abriguem em local seguro, como, por exemplo, em banheiro de alvenaria”, ressalta o diretor. “Desligar os aparelhos elétricos e o gás, evitar estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica, e não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos, são outras recomendações”, destaca. (Veja abaixo todas as recomendações).

Recomendações 

- No momento das chuvas com vento busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;

- Fique em local abrigado e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o local mais seguro;

- Desligue os aparelhos elétricos e o gás;

- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

- Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Por isso:

- NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

- NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios

- NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

- NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas. 

- Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados;

- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

- Tome cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fones de emergência

Defesa Civil - 199

Corpo de Bombeiros de Brusque - 193

Samu - 192

Emergência Celesc - 0800-480196

Fonte:

Deixe seu comentário