Portal da Cidade Brusque

Brusque

Descida do Rio Itajaí-Mirim celebrará o Dia Mundial da Água

Ação chega na 10ª edição e visa a conscientização da comunidade brusquense

Publicado em 22/03/2023 às 16:38

(Foto: Divulgação)

A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e a Defesa Civil de Brusque promovem a X Descida do Rio Itajaí-Mirim, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Espera-se que cerca de 120 pessoas participem da atividade, que ocorrerá neste sábado (25), às 13 horas.

O ponto de saída será na barragem do Samae um pouco acima do IFC. A concentração de todos os participantes no local será às 13h. O percurso segue até a ponte do trabalhador. Ao final do trajeto, os participantes receberão um lanche saudável.

A ação visa a conscientização da população em relação aos recursos hídricos do município, principalmente em relação ao descarte irregular de resíduos, além de promover a sustentabilidade na cidade e a integração com a comunidade.

A Descida do Rio convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação os recursos hídricos e aos cuidados com o rio Itajaí-Mirim, bem como a importância dele para o município. “O engajamento da comunidade é muito importante para desenvolver uma consciência ambiental sobre a importância da manutenção ou da melhoria da qualidade e da quantidade da água dos rios, para o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, destaca a responsável ambiental, Viviane Michele Lemes.

O Rio Itajaí-Mirim é responsável pelo abastecimento de toda a região de Brusque. Neste ano, o lema na Descida será “Venha conhecer nosso rio: uma vida que corta a cidade”. Além do grupo que fará a descida pela água nas embarcações da Defesa Civil, outros farão o percurso caminhando, realizando a limpeza nas margens. Todo o trajeto dura aproximadamente quatro horas.

As inscrições para a embarcação da Defesa Civil já encerraram, mas ainda é possível se inscrever com embarcações próprias e na caminhada na margem do rio. É possível realizar as inscrições de forma online, pelo seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1fR1VZsO6wIenOkTaQEHcF0JHLlB-PsNwttEjQrMXagQjHA/viewform.

A Descida do rio Itajaí-mirim promove os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O evento evidencia metas do ODS 6 – Água potável e saneamento, ODS – 12 consumo e produção responsável, ODS – 13 Ação Climática e ODS – 15 vida terrestre.


Fonte:

Deixe seu comentário