Portal da Cidade Brusque

Que sujeira!

Dia D Ecoponto coleta mais de meia tonelada de resíduos

Comunidade descartou lâmpadas, eletrônicos, pilhas, baterias e até pneu

Publicado em 25/10/2020 às 21:40

(Foto: Ideia Comunicação)

O Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque(ACIBr) realizou ao longo da quinta-feira, 22 de outubro, mais uma edição do Dia D Ecoponto. Assim, durante todo o dia a comunidade de Brusque foi até as dependências do Sesc e pode realizar o descarte correto de diversos materiais. Ao todo, foram coletadas: 524 lâmpadas, 574.20 quilos de eletrônicos, 122.30 quilos pilhas/bateria e 1 pneu. Esta foi a única edição do evento em 2020, já que a edição anterior, prevista para o primeiro semestre do ano precisou ser cancelada devido à pandemia. 

Para que a comunidade pudesse realizar o descarte com segurança, o evento seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, com distanciamento, utilização obrigatória de máscaras e álcool gel.

Na oportunidade foram coletados os materiais que não podem ser descartados junto com o lixo comum, recolhidos pela Caçamba Cidade Limpa, que serão encaminhados para demais empresas que realizam a destinação específica e correta de cada tipo de material. Com exceção das lâmpadas, onde foi cobrado o valor de R$ 1 por unidade, os demais itens puderam ser descartados gratuitamente por pessoas, empresas e instituições.

Resultados positivos

Para a coordenadora do Núcleo, Janara Benvenutti, com a atual situação e maior permanência das pessoas dentro de casa, se espera que tanto haja maior geração de resíduos nestes ambientes, como também uma maior dedicação das pessoas em fazer organizações e limpezas em suas casas, consequentemente separando materiais que tenham a necessidade de ter a destinação correta. “Entendemos que o evento foi de grande relevância, em disponibilizarmos este acesso à população. Além do compromisso que tivemos com aqueles que já tinham despertado para esta ação, em edições anteriores, e que armazenaram seus resíduos o ano inteiro aguardando esta oportunidade para realizar de forma gratuita a destinação correta. Além do que, com o sistema montado de drive thru, conseguimos manter a ação com toda segurança necessária para o cumprimento de protocolo adequado de segurança e higiene do local”, avalia.

A coordenadora do Núcleo também destaca a importância da conscientização da população, que é o alvo da campanha do Dia D Ecoponto. “Acreditamos que é através da educação ambiental que as pessoas vão adquirindo a informação e criando o hábito da destinação correta. E é desta forma que conseguiremos perdurar esta atividade e inserir no dia a dia das pessoas, sem que seja uma obrigação e sim uma atividade natural para a manutenção do meio ambiente. Vimos que muitas pessoas que vieram ao Ecoponto pela primeira vez em edições anteriores, retornaram desta vez com os resíduos de vizinhos, familiares e amigos, que ainda não tinham conhecimento. Conseguiram ser os orientadores de outras pessoas que ainda não tinham informações”, comenta.

Conscientização

Ao descartar de forma correta os resíduos, a comunidade também contribuiu no combate à Dengue e outras doenças, já que, ao serem despejados de qualquer modo, muitos itens podem acumular água da chuva e contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Todo resíduo destinado de forma incorreta tem como consequência um ônus. A questão dos pneus e resíduos que venham a acumular água trazem uma correlação direta entre meio ambiente e saúde pública. Caso não houvesse a oportunidade de uma sensibilização através deste evento, e a orientação da população para destinação correta, é provável que parte deste material poderia estar acumulado em locais inadequados e certamente trazendo prejuízos a população brusquense e contribuindo com a proliferação de doenças em nosso município, por isso a importância da conscientização e o descarte correto”, completa Janara.

Participação

Entre as pessoas que fizeram sua parte em prol do meio ambiente estava a professora aposentada, Maria Luisa Fagundes Ghislandi, moradora do bairro Santa Terezinha, que aproveitou a oportunidade para descartar lâmpadas e eletrônicos. “Sempre separo o lixo reciclado da minha casa e procuro dar a destinação correta de todos os materiais. Já contribui em várias edições do Ecoponto e estava guardando esses itens há algum tempo, esperando a oportunidade. Penso que é fundamental termos um ponto para a coleta de resíduos assim em nossa cidade, inclusive ter um ponto para coletar eletrodomésticos, já que muitas pessoas não sabem onde deixá-los quando eles não têm mais utilidade. Acredito que é cada vez mais necessária essa consciência coletiva, em prol do meio ambiente, da mesma forma que a nossa cidade também merece uma política mais adequada para a reciclagem”, comentou na oportunidade.

Além de Maria Luisa, a também professora aposentada Bernadete Wegner foi até o Sesc de Brusque para deixar dezenas de lâmpadas na tarde de quinta-feira. Moradora do bairro Águas Claras, esta foi a primeira vez que ela participou do Dia D Ecoponto e ficou muito satisfeita em poder descartar os resíduos corretamente. “Há tempos estava procurando um local adequado para deixar esses materiais e não sabia onde. Vi a notícia que haveria este evento hoje e aproveitei a oportunidade, pois é uma iniciativa muito importante para o meio ambiente. São pequenas atitudes, de cada um, que contribuem para a nossa vida e para o nosso futuro”, completou.

A próxima edição do Dia D Ecoponto deve ser realizada no primeiro semestre de 2021, ainda sem data definida.

Saiba mais

O Dia D EcoPonto é uma realização do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr e acontece desde 2015. Seu objetivo é atender a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos, e facilitar para a comunidade o descarte correto de resíduos que podem contaminar severamente o meio ambiente, e que precisam de um trabalho de descontaminação e um tratamento adequado antes de serem encaminhados para um aterro sanitário, ou até mesmo para reciclagem, no caso dos eletrônicos.

Materiais recolhidos:

524 lâmpadas

574.20 quilos de eletrônicos

122.30 quilos pilhas/bateria

Um pneu

Fonte:

Deixe seu comentário