Portal da Cidade Brusque

Conscientização

Escola Padre Luiz Gonzaga Steiner promove ações de sustentabilidade com alunos

Proposta do projeto Cooperjovem implantado na escola, abordou nutrição e alimentação saudável

Publicado em 25/05/2019 às 06:01

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Promover a cooperação entre a escola, alunos e comunidade vem sendo um grande desafio e ao mesmo tempo um aprendizado a todos os envolvidos com a Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, de Brusque. Através da Unimed Brusque, a escola localizada na Travessa Lagoa Dourada desenvolve o programa Cooperjovem desde 2017 e dentro da proposta cooperativa, realizou mais um projeto nesta semana, integrando as disciplinas de Ciências e Matemática, com o tema nutrição e alimentação saudável.

De acordo com a professora de Ciências, Iomara Geane de Vasconcelos, a ideia de trabalhar o tema surgiu de um estudo que a escola iniciou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “O terceiro ODS, que é ‘assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades’ veio ao encontro do tema que começaríamos a trabalhar com o oitavo ano, que era a alimentação. Então, em conjunto com os professores de matemática resolvemos trabalhar o projeto de alimentação saudável com as duas turmas do período vespertino, sendo além do oitavo, o sétimo ano também”, comenta. 

O projeto iniciou com os professores de Matemática, Anelise Hodecker e Joaquim Carlos Zaragosa, que aferiram o peso e altura dos alunos e os orientaram a fazerem o cálculo de seu Índice de Massa Corpórea (IMC). Baseados nos cálculos, os alunos também fizeram gráficos e nas aulas de Ciências iniciaram os estudos sobre alimentação saudável e nutrição.

 Segundo a assistente social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, a ideia de trabalhar os ODS através do Cooperjovem na escola, foi uma grande iniciativa por parte dos professores, que conseguiram, através das atividades, despertar o interesse dos alunos para o tema da alimentação saudável, e ao mesmo tempo trabalhar a matemática e a ciência através das atividades.

Na tarde de quinta-feira, 23 de maio, foi a vez da nutricionista da Unimed Brusque, Fabiana Duarte Neves contribuir com a proposta dos professores, através de uma palestra sobre ‘Alimentação Saudável e Reeducação Alimentar’. Durante quase uma hora, Fabiana falou sobre a importância das principais refeições do dia e dos lanches que as intercalam, sobre os nutrientes de cada tipo de alimento, além de alertar para os malefícios de determinados produtos, e dos altos índices de açúcares e gorduras que contém. Na oportunidade ela também esclareceu diversas dúvidas dos alunos, que aproveitaram para aprender um pouco mais sobre o assunto.

O próximo passo do projeto acontece no dia 30 de maio, momento em que os alunos farão um lanche coletivo entre as turmas, com receitas saudáveis que eles mesmos prepararão. “A ideia é fazermos um livro com estas receitas, para eles socializarem com toda escola”, conta a professora.

Além disso, os alunos farão a exposição de cartazes na escola, alertando para os índices de açúcares e gorduras contidos em alimentos industrializados, e calcularão o IMC de estudantes de outras turmas. 

Fonte:

Deixe seu comentário