Portal da Cidade Brusque

Qualificação

Formação focada no programa ABVTEX reúne representantes de empresas da região

Evento pioneiro aconteceu em Brusque e foi realizado pela AmpeBr, Sindivest e Sintex Blumenau

Publicado em 11/04/2019 às 01:12

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), através de seu Núcleo de Certificação, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest) e com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do vestuário de Blumenau (Sintex), realizou nos dias 10 e 11 de abril o ‘Programa ABVTEX versão 3.0 – Entendendo os requisitos, a Nova Versão e Apresentação do Programa’.

Pioneiro no país, o evento realizado em Brusque teve como objetivo esclarecer dúvidas e orientar as empresas da região do Vale do Itajaí sobre o Programa ABVTEX, em especial seus colaboradores, preparando-os para melhor receber e acompanhar os processos de auditoria exigidos pelo Programa ABVTEX. Assim, em ambos os dias foram repassadas orientações e informações sobre processos, requisitos e novidades do programa. Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento em seus dois dias de realização.

O programa de certificação ABVTEX é muito significativo para o setor, pois busca regular e valorizar o bom trabalho das empresas que fazem uma gestão adequada, principalmente as relacionadas às questões de responsabilidade social construindo, assim, uma cadeia de valor para o setor.


Programação

No primeiro dia de capacitação, dezenas de empresas marcaram presença no evento, que teve como tema ‘Programa ABVTEX Versão 3.0 – entendendo os requisitos e a nova versão’. A capacitação foi ministrada pela consultora e auditora em Sistemas de Gestão Integrados, Valdelis Fernandes de Andrade e, devido à procura, no segundo dia, 11 de abril, uma nova turma foi aberta.

Na oportunidade a consultora explicou o processo de aprimoramento do programa, que está com novos requisitos. Assim, foram abordadas as exigências já existentes no programa, bem como as melhorias que foram implementadas. “São requisitos em relação à gestão, como implementação de políticas, controle de documentos, questões administrativas de processo, em fazer o sistema acontecer nas empresas. Além disso, temos o ‘Bloco 7’, que é todo na área ambiental, onde foram incluídas questões como atendimento à legislação ambiental e foco na gestão para reduzir eventuais passivos ambientais. Aproveitamos a oportunidade para também convidar as empresas para aderirem a esse novo programa, para fazer cada vez melhor a sua gestão da responsabilidade social, incluindo requisitos ambientais também que agregam ainda mais valor a essa certificação”, esclareceu a consultora.

Segundo a consultora e auditora, a região do Vale do Itajaí atualmente é o polo que possui maior número de empresas certificadas o que contribuiu, de forma significativa, como um diferencial nos produtos e serviços oferecidos aqui, se comparados a demais regiões. “Esse evento é muito importante para o programa, e traz uma confiança muito grande dos varejistas, em saber que as empresas aqui da região aderiram a certificação efetivamente e estão na busca em fazer a gestão de acordo com as exigências. E esse evento faz toda diferença, traz uma força para a ABVTEX e para as empresas envolvidas. Sem contar na união das entidades organizadoras, que com certeza confirmam o sucesso do evento”, pontuou.


Apresentação

Na quinta-feira, 11, foi a vez da palestra ‘Programa ABVTEX versão 3.0 – apresentação do programa’, ministrada pela Gerente do Programa ABVTEX, Angela Bozzon.

Ao longo do encontro, a gerente explicou o objetivo e o funcionamento da certificação, que é um programa de responsabilidade social que certifica as empresas para poderem fornecer para os varejistas signatários da ABVTEX, representados pelas maiores redes varejistas do Brasil e do exterior. Todas essas redes de varejo têm como pré-requisito a certificação da sua cadeia fornecedora com o selo ABVTEX. “Uma empresa quando se certifica através do programa da ABVTEX passa essa creditação para o mercado, que ela atende todos os requisitos de compliance. Assim, temos várias pesquisas e também depoimentos de empresas que participam do programa que, apesar de inicialmente algumas terem certas dificuldades de se adequar às exigências do programa, a médio e longo prazo todas elas percebem muitos benefícios, de organização dentro de suas próprias empresas, benefícios de ganho de produtividade e de ampliarem os negócios, por serem procuradas por outras empresas por conta da certificação. O objetivo foi explicar melhor o programa, como é possível fazer parte dele, ter um diálogo para esclarecer dúvidas sobre esse processo, se terão benefícios ou não em participar. Este evento é uma iniciativa bastante importante e esperamos que as empresas que aqui estiveram, possam aderir”, frisou.

Para ela, poder participar do evento e ver que na região de Brusque a AmpeBr possui um Núcleo voltado para o atendimento das empresas interessadas na certificação, é valioso. “É uma enorme credencial para o programa quando temos uma colaboração de uma entidade como a AmpeBr, com um Núcleo de Certificação. A partir do momento que as empresas e entidades fazem divulgação do programa eles percebem valor nele. É uma parceria inestimável, temos contato diretamente com as entidades daqui e este evento sem dúvida é a tradução dessa relação de divulgação do programa, entre a AmpeBr, Sindivest e Sintex”, completou Angela.


Avaliação

Para o coordenador do Núcleo de Certificação da AmpeBr, o advogado Dr. Luiz Henrique Eccel, o evento é a tradução do trabalho que há algum tempo tem sido desenvolvido pelo Núcleo para melhorar a relação do fornecedor com o grande varejista. “Fizemos contato com os executivos da ABVTEX, levamos a demanda que tínhamos, e surgiu a ideia do evento, de capacitar os colaboradores das empresas para receber esses auditores e se preparar para o programa. Sem dúvida foi muito assertivo, é um evento pioneiro a nível Brasil, organizado pelas três entidades, e a própria ABVTEX recebeu com bons olhos essa capacitação e o sucesso do treinamento. A ideia é usar esse evento como piloto e até replicar esse modelo de capacitação pelo país, pois é objetivo constante a melhoria da relação entre varejo e fornecedor, para termos uma cadeia sustentável e produtiva”, comentou.

Da mesma forma o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge reforçou a importância da união das entidades e do papel da associação em oportunizar aos seus associados mais uma importante capacitação. “Com certeza o papel da entidade é esse, em colaborar e defender a nossa classe. A certificação ABVTEX muitas vezes gera dúvidas tanto para quem já tem a certificação, em seus processos de atualização, como quem quer adquiri-la. Então esse projeto pioneiro com as entidades vem ao encontro de colaborar para as nossas empresas. Tivemos mais de 30 pessoas em cada uma das palestras, com as profissionais renomadas, e com certeza a ABVTEX já pensa em replicar esse evento no resto do país. Muito foi discutido, muitas dúvidas esclarecidas, muitas experiências foram trocadas onde a ABVTEX também pode ouvir as empresas daqui. É um projeto muito importante e estamos muito felizes em realizá-lo. Todas as entidades estão de parabéns”, acrescentou.

A presidente do Sindivest, Rita Cassia Conti também enalteceu a importância da iniciativa em Brusque, em especial a união das entidades. “É um exemplo de associativismo, quando nos unimos temos mais resultado e mais força. Sem dúvida essa ideia pioneira, em trazer especialistas tão gabaritadas, foi excelente. É uma graduação das nossas empresas, uma maturidade, frente aos demais Estados do país e isso sem dúvida é um diferencial muito benéfico para todos. É um case de sucesso, sem dúvida, com a união de três entidades pensando em prol das empresas da região como um todo”, frisou.

O representante do Sintex de Blumenau, Carlos Eduardo Fantoni também avaliou a iniciativa de forma exitosa, pela inovação que as entidades proporcionaram, diante de uma necessidade regional. “Os representantes das três entidades estiveram na ABIT, em São Paulo e estávamos na busca de uma capacitação mais aprofundada no programa para a nossa região. A nossa região é o primeiro polo fornecedor da ABVTEX e é gratificante vermos a participação de tantas empresas. E temos que comemorar os resultados, pois todas as entidades juntas conseguiram isso, em destacar a importância dessa capacitação para a melhoria da nossa cadeia têxtil”, complementou.


Saiba mais

Empresas interessadas em ingressar no programa de certificação ABVTEX podem acessar o site www.abvtex.org.br, clicar na aba do programa e entender melhor o passo a passo da certificação, o regulamento, manual de auditoria, entre outras informações. Da mesma forma empresas de Brusque e região podem entrar em contato com a AmpeBr, através de seus Núcleo de Certificação da ABVTEX. Mais informações: (47) 3351-3811

Fonte:

Deixe seu comentário