Portal da Cidade Brusque

Digitalização

Governo sem Papel: uma nova realidade na Prefeitura de Brusque

Empresa de Florianópolis venceu licitação de projeto que visa economizar recursos públicos, além de prezar pela saúde dos servidores

Publicado em 09/07/2020 às 05:22
Atualizado em

(Foto: ilustração)

Visando economizar cerca de R$ 150 mil por ano, a Prefeitura de Brusque deu mais um importante passo rumo à implementação do “Governo sem Papel”, iniciativa que visa excluir ao máximo a utilização de papel nos processos diários do Executivo, como a produção de memorandos, ofícios, portarias, dentre outros.  

Construído desde o ano de 2019 pela Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, o projeto venceu, durante esta quarta-feira (8), a etapa da licitação. A vencedora do certame foi a empresa 1DOC, de Florianópolis, que agora passará por uma avaliação técnica antes de dar início à implantação de um sistema digital de comunicação nos computadores da Prefeitura de Brusque.

Conforme o administrador público Thomas Haag, diretor na pasta de Governo e Gestão, o “Governo sem Papel” foi concebido com três principais objetivos: melhorar processos internos, reduzir custos ultrapassados - como resmas de papel, impressão e, até mesmo, gasolina em deslocamentos para entrega de documentos - e, sobretudo, aumentar a transparência no poder público municipal.

“Isso vai ser bastante importante, pois, é um primeiro passo para num futuro próximo tornar eletrônico toda a administração municipal”, comenta. “Assim como um bebê primeiro tem de engatinhar para depois caminhar e correr. É a mesma coisa num processo de digitalização de processos. Primeiro a gente torna os processos mais simples eletrônicos para depois irmos para os mais complexos”.

Haag ainda acredita que, mais do que nunca, se faz importante diminuir a utilização de papel, até mesmo por uma questão sanitária. Com o projeto, o contato entre os servidores irá diminuir consideravelmente, tornando menores as chances de contágios pela covid-19. “É a tecnologia fazendo com que evitemos cada vez mais o contato humano”.


Fonte:

Deixe seu comentário