Portal da Cidade Brusque

ADOÇÃO

Grupo de apoio auxilia famílias no processo de adoção de crianças e adolescentes

Fundado há 23 anos, entidade ajudou 18 crianças a encontrarem uma família nos últimos três anos

Publicado em 03/05/2021 às 06:25
Atualizado em

(Foto: Ilustração )

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) indicam que mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento no brasil e mais de 4 mil estão aptas para serem adotadas. Hoje, Brusque conta com 81 famílias na fila de adoção. Nos últimos três anos 18 crianças foram adotadas no município.

Apesar de já ser extensa, a lista cresce constantemente devido à demora no processo de adoção. Junto a isso também faz com que, ao longo da ação, as famílias tenham diversas dúvidas sobre as estapas de adoção.

Foi com o intuito de esclarecer essas dúvidas, tanto de pessoas que estão na fila de adoção ou as que já adotaram, que o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Brusque e Região (GEAAB) fundado em 1998, realiza encontros para debater assuntos relacionados ao relacionamento familiar.

Chamado de pré-natal da adoção, o grupo realiza reuniões com famílias interessadas em adotar e apresentam a elas o passo a passo do processo, assim como os detalhes técnicos que envolvem o perfil das crianças, dentre outras particularidades.

Assim como no início, a instituição também realiza o trabalho no pós adoção. Através do atendimento individualizado com psicólogas, a família recebe o apoio para que possam tirar dúvidas relacionadas a educação dos filhos.

De acordo com a vice-presidente da instituição, Ana Paula Garcia Scheffer Woiciechoski, os encontros aconteciam na Sociedade Esportiva Bandeirante, entretanto em maio de 2021 uma voluntária cedeu o espaço de uma sala para a entidade, na qual o grupo utiliza o espaço para realizar os trabalhos.

“Começamos os atendimentos individualizados com os pais no pós adoção, justamente porque todos os problemas e as dificuldades na construção de uma família acontecem após o acolhimento. Por mais que o casal se prepare, cada criança é um indivíduo diferente, com uma história diferente. Então trabalhamos muito isso com eles neste momento”, revelou Ana.

Em 2015 a equipe lançou a cartilha Faça Legal. Divulgada em postos de saúde e hospitais, o documento tem como objetivo específico esclarecer as mães que pretendem doar seus filhos e a sociedade em geral acerca do passo a passo legal deste processo. Em parceria com o Fórum da Comarca de Brusque, o GEAAB oferecia a elas todo o apoio jurídico que envolve ação. Hoje, este processo de divulgação é realizado exclusivamente pelo Fórum.

Ana explica que a entidade também atua em parceria com outros grupos de Santa Catarina e também a nível nacional.

“Hoje, temos a Angaad (Associação Nacional de Grupos de apoio à Adoção) como nossa mãe. Ela nos dá suporte e assessoria para os GEAABs para que a rede seja fortalecida. Então hoje, o grupo praticamente busca convênios com o poder público, o governo federal, para darmos continuidade ao nosso trabalho totalmente voluntário”.

Processo de adoção

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicam que mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento no Brasil. Deste total, 4.989 estão aptas para serem adotadas. O órgão ainda revela que em todo o país cerca de 33,2 mil pretendentes aguardam na fila de adoção.

Apesar de haver uma quantidade grande de pessoas dispostas a acolher uma criança ou adolescente sem família, o número de meninos e meninas cadastradas não para de crescer. De acordo com o CNJ, isso acontece devido a diferença entre o perfil das crianças disponíveis para a adoção e o perfil desejado pelos pretendentes.

Em Brusque, a fila de adoção contém atualmente 81 pretendentes. Segundo as estatísticas, as famílias tem preferência por crianças menores, com idades entre 0 e 7 anos. Quanto maior a idade da criança, menor o número de pretendentes. Nos últimos três anos 18 crianças foram adotadas no município.

Pedágio Solidário

Criada para ajudar famílias de pretendes ou formadas pela adoção, o GEAAB é uma entidade filantrópica e que assim como muitas associações, sofreu com a captação de recursos, que dão continuidade aos projetos desenvolvidos, devido a pandemia da covid-19.

Por este motivo, a associação realizará no próximo sábado (08), entre às 13 e 17h, no centro de Brusque, o seu 1° Pedágio Solidário. Desta forma, mais pessoas poderão contribuir e conhecer o trabalho realizado pela associação.

O GEAAB procura por voluntários para ação, bem como empresas parceiras que possam colaborar com a prestação de serviços no dia da ação.

Os interessados em fazer parte podem entrar em contato pelo telefone (47) 99269-1426 com Graciano ou pelo (47) 984221743 com Ana.


Fonte:

Deixe seu comentário