Portal da Cidade Brusque

Educação

IFC de Brusque organiza painel online para debater inclusão social

Evento foi mediado por Tiago Moda, professor da instituição

Publicado em 30/09/2020 às 03:01

(Foto: Reprodução)

No dia 21 de setembro foi realizado o Painel Virtual Políticas Públicas e Inclusão Social: ações necessárias para uma sociedade mais justa e equitativa, organizado e promovido pelos membros do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque, além de representações discentes do curso Licenciatura em Química do campus.

O evento marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e foi transmitido pelos canais oficiais do IFC no YouTube e no Facebook. O tema “Políticas Públicas e Inclusão Social” foi discutido por convidados com deficiência que conversaram sobre assuntos pertinentes a luta e a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, na educação e no trabalho.

Abrindo o evento, Matheus Rheine, nadador paralímpico da cidade Brusque, relatou sobre como o esporte pode auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência a partir de suas experiências nos jogos paralímpicos e em outras competições nacionais e internacionais.

Em seguida, Daiane Mantoanelli, Assistente social da Prefeitura Municipal de Blumenau, discutiu sobre políticas públicas e ações afirmativas pertinentes às pessoas com deficiência, resgatando o histórico da luta desse segmento por uma sociedade mais equitativa. Ela também comentou sobre o panorama atual das leis que têm como prerrogativa a inclusão.

Por fim, Luana Tillmann, Professora de Atendimento Educacional Especializado do IFC de Santa Rosa do Sul, discorreu sobre o modelo social da deficiência e como essa abordagem permite a inclusão a partir da perspectiva social, por meio da oferta de acessibilidade e da minimização das barreiras, sobretudo as atitudinais.

O evento foi mediado por Tiago Moda que é professor do IFC de Brusque e também membro do Napne.

O painel pode ser acessado clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário