Portal da Cidade Brusque

Hora marcada

IGP de Brusque passa a atender somente por agendamento

Horário para atendimento no setor de identificação civil será das 12h às 18h e só será feito por agendamento a partir de 1º de março

Publicado em 13/02/2019 às 00:20
Atualizado em

(Foto: Ilustração/Internet)

O atendimento do setor de identificação civil no Instituto Geral de Perícias de Brusque (IGP) está passando por mudanças.

A partir do primeiro dia do próximo mês, o atendimento para a confecção da carteira de identidade (vulgo RG) será feito das 12h às 18h e só será feito somente por agendamento prévio.

 

Implantação

Em Brusque, esse processo começou de maneira experimental no fim do segundo semestre de 2018. De acordo com o perito criminal Álvaro Hamel, a iniciativa visa dar mais eficiência na gestão de recursos e dos serviços prestados à comunidade.

“O IGP desenvolveu o sistema de agendamento, juntamente com o CIASC para tornar o processo mais eficiente. Melhor, em primeiro lugar para o cidadão, e mais eficiente na gestão dos recursos”, ressaltou.

As mudanças feitas no atendimento de Brusque foram realizadas com base em dados estatísticos colhidos ao longo do ano de 2018. O modelo de agendamento adotado na unidade se inspiro IGPs de outras cidades.

“A nossa iniciativa foi copiada dos IGPs de Caçador e Jaraguá do Sul, que estão apresentando uma excelente aceitação por parte da população. Em Jaraguá é feito periodicamente pesquisas de satisfação com os usuários do serviço, com excelentes índices de resposta”, salienta Hamel, que também é responsável pelo Núcleo Regional de Perícias de Brusque.

 

Primeiras impressões positivas

E as mudanças tem agradado as pessoas que buscam o IGP de Brusque. Conforme explicou Hamel, a percepção passada pela comunidade é de aprovação.

“Ainda não fizemos uma pesquisa oficial, então não tenho dados estatísticos, mas as pessoas que estão sendo atendidas por esse sistema estão aprovando e muito. Essa é a percepção que recebemos”, afirmou.

Para o perito, as mudanças trouxeram benefícios até para o ambiente da sala de espera do órgão melhorou com a nova implementação, que passou a não ter mais grande lotação e ficou mais calmo.

“O ambiente da sala de espera também melhorou muito. Tinha dias que tínhamos 20, 30 pessoas esperando. Muitas em pé. Às vezes demorava 1, 2 horas para o atendimento. O ambiente ficava cheio, barulhento. Com o novo sistema vamos ter de 3 a 5 pessoas (no máximo) aguardando na sala de espera enquanto os atendimentos anteriores são finalizados”, constatou.

Em Brusque, já são aproximadamente 50% dos atendimentos agendados do total diário.

 

Agendamento

As mudanças não alteraram o conjunto de documentos necessários para a emissão da carteira de identidade: pessoas abaixo de 6 e acima de 60 é necessário trazer a certidão original em bom estado (casamento ou nascimento), uma cópia e uma foto 3x4 recente; pessoas entre 6 e 60 anos somente a certidão original (ou uma via nova da certidão, caso a original não esteja em boas condições físicas). Para esses não precisa cópia da certidão nem foto; se a pessoa quiser incluir o CPF na carteira, é necessário trazer algum documento que contenha a numeração (RG antigo, CNH, extrato retirado da internet, cartão do CPF, etc.); não é preciso trazer comprovante de residência, mas é importante que se saiba informar o endereço com o cep da rua; não se paga taxa antecipadamente. A guia para recolhimento é impressa e entregue para a pessoa durante seu atendimento; e a primeira via em SC é isenta de taxa, assim como para os reconhecidamente em situação de pobreza. Para tal reconhecimento a pessoa assina uma declaração no IGP e é feita uma auditoria interna (Florianópolis) para concessão do benefício.

Para agendar o atendimento no setor de identificação civil no IGP basta acessar o link http://agendamento.igp.sc.gov.br. 

Fonte:

Deixe seu comentário