Portal da Cidade Brusque

Energia

Governador inaugura 3ª subestação da Celesc na rua São Pedro, em Brusque

Ato oficial contou com a presença do governador Carlos Moisés; A nova SE ampliará em 40% o fornecimento a Brusque, 100% de Botuverá e 60% a Guabiruba

Postado em 04/10/2019 às 14:22 |

(Foto: Camila Freitag/Portal da Cidade Brusque)

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (4), a terceira subestação de Brusque das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A nova subestação já está em funcionamento no bairro São Pedro. A cerimônia inaugural foi marcada pela presença do governador do estado, Carlos Moisés (PSL) e das lideranças dos municípios vizinhos, como Guabiruba e Botuverá. 

A subestação do bairro São Pedro foi construída com a intenção de ampliar a potência das subestações já atuantes no município, como é o caso das SE Brusque, com 92 megavolt-ámpere (MWA) e a SE do Rio Branco com 80 MWA.

A nova SE contará com dois troncos de energia elétrica que permitirão atender 40% das unidades de Brusque, 100% do município de Botuverá e 60% de Guabiruba. 


Segundo o presidente da Celesc, Cleicio Poleto, a obra contou com investimentos que chegam ao total de R$ 12,3 milhões, sendo que deste total R$ 8,3 foram utilizados para a subestação e o restante para ligar a subestação.

“A capacidade do local foi pensada na necessidade de ampliação para atender os municípios da região. Essa subestação já possui a parede corta-fogo para inserção de outra transformação de potência aparente que possa ser necessária”.

Em seu discurso o governador ressaltou que reconhece a importância da região para o estado e destacou o comprometimento com a classe empresarial de Brusque. Moisés avalia que o estado está crescendo economicamente e sem energia, não seria possível seguir no mesmo ritmo acelerado do desenvolvimento.


Ele aproveitou a ocasião para anunciar o trabalho de expansão de redes desenvolvido pela Celesc em todo o estado. “A nossa expectativa é que de ampliar em até 2 mil quilômetros a rede por meio de substituição ou expansão de redes trifásicas para que não tenhamos mais problemas de fornecimento”, disse.

Sistema

As estações de energia elétrica localizadas em Brusque atendem também os municípios de Guabiruba e Botuverá. Somente em Brusque são mais de 56 mil unidades consumidoras, sendo que outras 8.967 são de Guabiruba e 2.854 de Botuverá.

Devido a alto crescimento populacional das regiões citadas que é a cima do normal, é visto que o Vale do Itajaí é a região que consome cerca de 20% da carga mensal da Celesc que está localizada nestes três municípios.

É por essa razão, que o local em que a 3ª obra está construída foi escolhido de forma estratégica. O local facilita a distribuição de energia entre os municípios, por permitir a liberação de cargas das SEs Brusque e Brusque Rio Branco.


A nova SE do bairro São Pedro será responsável por liberar cargas dos bairros Limoeiro, Planalto, Nova Brasília, Santa Terezinha, Volta Grande e para a área central da cidade. O mesmo ocorrerá com a SE do Brusque Rio Branco que terá carga liberada para atender os municípios de Botuverá e os bairros Cedrinho, Dom Joaquim, Souza Cruz, Maluche e Tomaz Coelho.

Demanda Antiga

Durante sua fala, o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, ressaltou que a obra já era pleiteada pelo município desde o ano 2010 e destacou a importância da Associação Empresarial de Brusque no pleito pela liberação dos recursos. “Foram no mínimo 5 audiências em Florianópolis que eles acompanharam com os governadores passados para conquistarmos essa obra”, disse.

Ele lembrou que o processo também envolveu problemas de desapropriação da terra em que foi necessária interferência da justiça. “Nós tivemos que ter muito diálogo com a família e chegamos hoje com ela ligada e pode servir esses três municípios, acreditando que daqui há 30 anos também teremos energia de qualidade para a nossa cidade”, finalizou. 


Fonte:

Deixe seu comentário