Portal da Cidade Brusque

SOCIEDADE

Julho será o mês de atenção ao idoso em Brusque

Período deverá conscientizar sobre a prevenção de doenças que afetam a saúde física e mental das pessoas com mais de 60 anos

Postado em 10/10/2019 às 09:00 |

O projeto é de autoria do vereador Lima que está de licença. (Foto: Divulgação )



Conscientizar sobre a prevenção de enfermidades que afetam a saúde física e mental de pessoas com mais de 60 anos, bem como maneiras de recuperá-las, será o foco das atividades do “Mês de Atenção ao Idoso” de Brusque, a ser promovido em todo mês de julho. 

A iniciativa consta do Projeto de Lei Ordinária 60/2019, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira, 8 de outubro, em primeira discussão e votação. 

Autor da proposta, o vereador Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB), definiu que serão objetivos do Mês de Atenção ao Idoso: contribuir para o fortalecimento da imagem do idoso em sociedade e a conquista do respeito ao idoso pelas demais gerações; sensibilizar a comunidade para novas formas de participação da pessoa idosa; proporcionar canais de comunicação, convívio social, troca de experiências entre a terceira idade e as demais gerações; conscientizar a pessoa idosa dos problemas de saúde característicos da idade, incentivando a realização de exames preventivos; sensibilizar a população para a longevidade humana; valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde, bem estar e resgate da autoestima para um melhor convívio social. 

De acordo com o projeto, a programação alusiva ao mês comemorativo deverá observar as diretrizes da Política Municipal do Idoso. O poder público, sempre que entender conveniente, poderá buscar parcerias para a organização, divulgação e execução de ações, com clubes de serviços, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais, entre outras entidades da sociedade civil organizada, bem como envolver as instituições de longa permanência para idosos. 

Trâmite

Na Câmara, o PL 60/2019 recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Legislação e Redação (CCLR) e Serviços Públicos (CSP), antes de ser submetido pela primeira vez à apreciação do plenário. 

Os vereadores ainda farão a segunda discussão e votação do texto. Se o mesmo for aprovado novamente, segue posteriormente para a sanção do prefeito Jonas Oscar Paegle (PSB).

Fonte:

Deixe seu comentário