Portal da Cidade Brusque

POLUIÇÃO

Leitores denunciam descarte irregular de substâncias no Rio Itajaí Mirim

Em diversas localidades do município espumas foram flagradas no leito do rio. Fundema informa que está investigando as denúncias.

Publicado em 06/08/2018 às 23:39
Atualizado em

Espumas são vistas no leito do Rio Itajaí Mirim, próximo a Ponte dos Bombeiros (Foto: Luciano Alexandrino/Portal da Cidade Brusque)

Registro da Beira Rio no dia 26 de julho (Foto: Portal da Cidade Brusque)

Beira Rio (Foto: Portal da Cidade Brusque)

Beira Rio (Foto: Portal da Cidade Brusque)

Beira Rio (Foto: Portal da Cidade Brusque)

O Portal da Cidade de Brusque recebeu ao longo dos últimos dias denúncias de descartes irregulares de substâncias no leito do Rio Itajaí Mirim. Em diversas localidades, como no bairro Maluche, por exemplo, espumas foram identificadas por leitores do Portal..

Em contato com a Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Fundema, o superintendente da instituição, Cristiano Olinger, informou que a equipe está monitorando estas substâncias e os locais onde elas foram despejadas para “um parecer mais conclusivo”.

“Aquela grande quantidade de espuma de sexta-feira (3) [despejada próximo a Ponte dos Bombeiros], a suspeita é que seja de algum tipo de detergente e não de efluente de tinturarias ou lavadeiras têxteis”, explica o superintendente.

Uma das preocupações da população é com o abastecimento de água do município que vem do rio. Outras localidades como o bairro Santa Terezinha, também já tiveram descarte irregular de produtos no leito do rio. 

Olinger explica ainda sobre a  importância da população denunciar o descarte irregular desses produtos. “Precisamos que seja informado imediatamente para que possamos descobrir o autor [destes crimes]. Na verdade quando chega ao Rio Itajaí Mirim às vezes já fica difícil identificar o poluidor pois uma boa parte [dos resíduos] vem tubulado e quando chegamos nos suspeitos não há mais indícios que comprovem o delito” salienta.

Por isso, quanto antes e mais informações a população tiver, melhor para que as denúncias tenham um resultado efetivo não apenas com a identificação como também com a punição dos responsáveis. As denúncias podem ser feitas através do telefone de plantão da Fundema (47) 98873-1826.


Fonte:

Deixe seu comentário