Portal da Cidade Brusque

2,8 mil alunos

Levantamento Epidemiológico da cárie dental vai percorrer educandários

Pesquisa visa identificar a incidência da cárie em crianças de cinco e 12 anos, para então, elaborar uma política pública voltada a saúde bucal

Postado em 16/08/2019 às 15:12 |

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Brusque começou o Levantamento Epidemiológico da Cárie Dental nas Escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino. A expectativa é atingir aproximadamente 2.800 alunos até outubro, com visitas todas as quartas-feiras nas unidades escolares. Também conhecido como índice CEO-D/CPO-D, este trabalho têm por objetivo fazer um diagnóstico da incidência da cárie dentária nas crianças. As idades escolhidas são 05 e 12 anos, que é quando, em média, inicia-se a esfoliação da dentição decídua (conhecidos como dentes de leite) e conclusão da permanente, respectivamente. Após a coleta dos dados deste levantamento, será possível comparar com 2012, ano da última pesquisa e, também, aprimorar ações de políticas públicas voltadas a saúde bucal. 


Serão sete equipes atuando simultaneamente nos educandários, onde um cirurgião dentista fará o exame e um auxiliar de saúde bucal vai registrar os dados em uma planilha. Conforme já orientado com a Secretaria de Educação, os alunos deverão estar com higiene bucal feita no momento exame, e estarem na parte externa da escola, onde houver luz solar. O procedimento é simples e os profissionais vão utilizar luvas, máscara e espátulas de madeira.


O Coordenador de Saúde Bucal de Brusque, Edison Luiz Estevão Filho, explica que esse trabalho é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência para pesquisa da cárie dentária em crianças, visando aperfeiçoar ações futuras para combater a doença. “O objetivo do projeto é fazer uma avaliação de todos os escolares da rede municipal de cinco e 12 anos. Montamos uma estrutura com sete equipes, além de monitor e coordenador, que irão a campo realizar este levantamento”, comenta.

Fonte:

Deixe seu comentário