Portal da Cidade Brusque

SUSTENTÁVEL

Mais de uma tonelada de resíduos é coletada no Dia D Ecoponto

Primeira edição de 2019 foi promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr

Publicado em 23/05/2019 às 02:13

Eletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas e pneus. Estes foram os materiais coletados durante toda a quarta-feira, 22 de maio, na primeira edição de 2019 do Dia D Ecoponto, realizada em uma tenda montada no pátio do Serviço Social do Comércio de Brusque – Sesc. O evento, realizado pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque coletou mais de uma tonelada de resíduos, que agora receberão a destinação correta, sendo, na maioria dos casos, reciclados e transformados em novos produtos. “A cada edição temos percebido o aumento na quantidade de resíduos que coletamos. O volume considerável é principalmente de material eletroeletrônico. A maior parte do que é coletado aqui vem de pessoas físicas, que muitas vezes têm este material em casa e encontra no Dia D a oportunidade de descartar de forma mais segura e adequada. Porém, algumas empresas também participam”, revela o coordenador do Núcleo, Luiz Gustavo de Freitas.

Os materiais coletados são encaminhados para a empresa Cidade Limpa, que mantém no local um ponto de armazenamento temporário. Sempre que uma carga de um material específico fica completa, empresas parceiras que atuam naquele segmento retiram o material para dar um novo destino, seja através da reciclagem ou transformação em um novo produto, ou reuso em outras atividades. “O resultado que procuramos com esta ação é a conscientização. Com estas edições do Ecoponto procuramos estar sempre divulgando que esse tipo de resíduo não pode ir para o aterro comum. Porque este aterro que temos aqui, onde a empresa Recicle leva o nosso lixo de casa, existe para este fim, é um aterro sanitário e não é adequado enviarmos para lá outros tipos de materiais, alguns que podem contaminar o solo”, reforça Freitas.

No período da tarde, alunos do Sesc participaram do Dia D Ecoponto recebendo materiais, pesando e auxiliando no armazenamento da carga, levada em seguida à Cidade Limpa.

Ponto fixo de coleta
Uma novidade para este ano são dois pontos fixos de coleta de resíduos eletrônicos no Sesc e no Centro Universitário de Brusque – Unifebe, o que deve acontecer a partir do segundo semestre. Conforme o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, quem tiver interesse em levar seus resíduos ao longo do ano, poderá procurar uma das duas instituições. A cada período, o próprio Núcleo se responsabilizará por coletar os materiais nos Ecopontos fixos e enviar para a empresa Cidade Limpa fazer a destinação correta às empresas parceiras de reciclagem.

Vale lembrar que ainda neste ano, será realizada mais uma edição do Dia D Ecoponto no mês de setembro.

Materiais Coletados:

Eletrônicos – 723,62 Kg

Pilhas e Baterias – 187,27 kg

Pneus – 9 unidades

Lâmpadas – 269 unidades



Fonte:

Deixe seu comentário