Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES

Mudança na data da quitação de débitos causa instabilidades em chapas da OAB/SC

Antes, os débitos podiam ser quitados até a data limite do registro das candidaturas. Porém, a data do último dia de registro de cada chapa foi alterado

Publicado em 24/11/2021 às 17:18
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

A impugnação de candidatos as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina, que acontecem nesta quinta-feira (25), pegaram muitos advogados de surpresa.

Conforme explica o advogado e procurador do município de Brusque, Ramon Censi, que concorre pela Chapa 2, em Brusque, junto com a advogada Juliana Haas, houve uma alteração na data da quitação dos débitos e por isso houve candidatos inadimplentes que foram impugnados.

“Antes era preciso quitar os débitos até a data final para registro das candidaturas (25 de outubro). Porém, a Comissão Eleitoral inesperadamente, nessas eleições, antecipou a data para o dia do registro da chapa”, disse.

Censi explica que a situação pegou todos de surpresa, uma vez que todas as chapas adotaram o entendimento consolidado da Comissão Eleitoral. Contudo, após os acontecimentos, o advogado afirma que todos os concorrentes da chapa 2 estão regulares e aptos para o pleito.

“Excesso de mulheres”

Outra situação levantada pelo procurador do município foi em relação a impugnação de sua chapa por “excesso de mulheres”. A chapa 2 teve que alterar as candidatas em decorrência de decisão da Comissão Eleitoral, causando indignação, eis que as ações afirmativas sempre presam pela maior pluralidade possível.

“A chapa impugnada somente poderia registrar no máximo 47 candidaturas do gênero feminino. No entanto, foram registradas 51 mulheres e 42 homens ao Conselho Estadual”, diz o pedido.

Apesar dos fatos, Censi afirma que assim como ele, todos os candidatos e candidatas da chapa 2 estão regulares em um candidatura bonita e transparente.


Fonte:

Deixe seu comentário