Portal da Cidade Brusque

Cidade

Núcleo de E-commerce participa de encontro regional

Formação sobre geração de conteúdo reuniu ACIs de Brusque, Rio do Sul e Palhoça

Postado em 25/09/2020 às 13:57

(Foto: Ideia Comunicação)

Na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, os Núcleos de E-commerce, vinculados às Associações Empresariais de Brusque, Rio do Sul e Palhoça, promoveram uma palestra virtual e em conjunto, sobre geração de conteúdo. Durante uma hora, o empresário Jean Carlo Kipfer, falou sobre sua experiência na área e trouxe dicas de como alcançar um resultado mais expressivo em vendas, com menos investimento em marketing. 

“O primeiro passo é conhecer o público-alvo e definir campanhas que dialoguem com o cliente. É importante criar um layout que possibilite uma experiência única. No nosso e-commerce, caso o carrinho seja abandonado, o cliente recebe uma mensagem exclusiva e esta interação é bem avaliada”, relata o empresário. 

Jean destaca que, por muito tempo, sua empresa investiu na produção de vídeos orgânicos, anunciados por influenciadores. Esta produção de conteúdo era exposta no Youtube e transformada também em blog. Um vídeo menor completava a inserção no Instagram e Facebook. “O mesmo material era transformado para mídias diferentes. Foi algo que nos trouxe resultado por muito tempo. Ainda usamos, mas hoje a preocupação com o conteúdo orgânico é maior”, explica. 

Estratégias 

O empresário relatou um case de sucesso que acompanhou, na área de e-commerce de roupa íntima. A campanha, na semana da Páscoa, premiava com descontos clientes que encontravam ovos escondidos no site. “Um portal que recebia 60 visitas por dia, passou de 500 acessos. O site não estava preparado e caiu. Em um dia eles faturaram R$ 45 mil, quando a média diária era de R$ 4 mil. Agora, todos os anos eles repetem a promoção. Com engajamento se alcança resultados excelentes”, observa. 

Jean ainda citou campanhas como a Black Friday, que geram picos de vendas com produtos em escassez. “Já acompanhei casos que iniciaram meia-noite, com live a cada 30 minutos, trabalho 100% orgânico, com pessoas chamando clientes para comprar. O que eu sinto é que, às vezes, o e-commerce fica acomodado. Chamar o cliente para compra é algo que raramente se vê. Há apenas o investimento em anúncios”, pontua. 

Para Jean, um e-commerce equilibrado no departamento de marketing deve investir, do 100% de faturamento, pelo menos de 10 a 15% em conteúdo orgânico, a mesma quantia em recompra e o restante em anúncios no Google Ads. Em negócios que trabalham com fidelidade e oferecem produtos de compra recorrente, o empresário já viu um investimento em recompra de até 46%. 

Outro ponto enaltecido pelo palestrante foi o compromisso das empresas em contar a história de seu produto e se esforçarem um pouco mais no convencimento do cliente para a compra. 

Avaliação 

Para o coordenador do Núcleo de E-commerce da Associação Empresarial de Brusque, Jeferson Tabarelli, a formação trouxe conhecimento de novas estratégias a serem adotadas pelo setor, no sentido de impulsionar às vendas. Ele também destacou a importância do evento regional, já que o tema é de interesse de toda a classe. “Logo que esta pandemia passar poderíamos fazer um encontro presencial entre todos os Núcleos de E-commerce que formam as ACIs de Santa Catarina”, propôs.

Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário