Portal da Cidade Brusque

PREMIAÇÃO

Núcleo de Fabricantes de Toalhas pede voto da comunidade para prêmio nacional

Único representante catarinense na final do Programa Empreender Competitivo, NFTEX pede apoio na solenidade desta quarta-feira (4)

Publicado em 03/08/2021 às 04:19
Atualizado em

(Foto: Ideia Comunicação)

O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) pede o apoio da comunidade, através de voto, durante a solenidade de premiação do Programa Empreender Competitivo, que acontecerá de forma online, nesta quarta-feira (4) a partir das 17h. O NFTEX é o único representante de Santa Catarina nesta final e concorre com outros dois candidatos, de São Paulo e do Paraná.

Iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Empreender (edição 2017-2021) reconhece e celebra as melhores práticas do programa Empreender Competitivo.

Tendo como proponente a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o NFTEX apresentará o projeto “Inovar e empreender com toalhas”, cujo investimento em viagens, prospecção de novos mercados e treinamento de educação executiva e liderança, culminou com o lançamento da marca coletiva “Vale das Toalhas”.

Através de critérios técnicos bem definidos, hoje este selo já representa qualidade e responsabilidade de produção, modernização de processos e boas práticas empresariais, sociais e ambientais.

Os detalhes do projeto desenvolvido pelo Núcleo serão apresentados a partir das 18h40, para apreciação de uma banca julgadora. Mas a nota também será definida por votação popular, que depende de inscrição antecipada pelo link.

Para fazer o cadastro basta informar o nome completo, e-mail e telefone. Logo que o processo de votação estiver aberto, os inscritos receberão a enquete por e-mail, tendo a oportunidade de contribuir com o NFTEX nesta projeção nacional.

Saiba mais

O “Inovar e empreender com toalhas” é o nome do projeto inscrito pelo NFTEX junto ao programa Empreender Competitivo. Nele estavam previstas ações para fortalecimento do setor, vislumbrando a criação de uma identidade regional, reconhecida nacionalmente.

Entre junho de 2018 e agosto de 2019 aconteceu o processo de criação e registro da marca “Vale das Toalhas”. Neste período também foram traçados critérios técnicos para a obtenção do selo, sobretudo relacionados à qualidade e responsabilidade de produção, o que culminou na modernização de processos e na replicação de boas práticas empresariais, sociais e ambientais.

Os gestores passaram por um treinamento de educação executiva com foco em liderança, entre novembro de 2018 e abril de 2019. A formação foi dividida em cinco módulos, com conteúdo teórico apresentado em sala de aula e atividades práticas nas empresas.

Em junho de 2019, o NFTEX participou da maior feira de maquinários têxteis do mundo, a ITMA, em Barcelona, na Espanha. A partir do conhecimento da modernização do mercado, foi possível elencar novos fornecedores e adquirir equipamentos de ponta que impulsionaram a produção local. Ao todo, foram investidos R$ 49 milhões nestas aquisições.

Ainda em 2018, o NFTEX conseguiu mapear a cadeia de valores do setor, a partir de uma consultoria empresarial, e realizou uma missão técnica nacional, visitando produtores e fornecedores nas regiões centro-oeste e nordeste.

Por conta da pandemia da covid-19, o lançamento da marca coletiva precisou ser adiado para 2021, mas fez jus a todo o conhecimento e investimento que o antecedeu. O valor total do projeto foi pouco mais de R$ 350 mil, com o aporte financeiro do Sebrae em 55%. Este foi o maior projeto aprovado no Brasil em termos de valores.


Fonte:

Deixe seu comentário