Portal da Cidade Brusque

Conscientização

Organizadores avaliam como positivas ações do Dia D do Feirão do Imposto

Ao longo do sábado ações de conscientização e a apresentações sobre a carga tributária sobre os bens de consumo

Postado em 26/05/2019 às 11:45 |

As ações do Dia D, organizado durante o Feirão do Imposto, movimentaram diferentes pontos de Brusque neste sábado (25) . A iniciativa do Núcleo de Empreendedores Jovens da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) era organizada desde a segunda feira, com palestras e atividades voltadas para a educação fiscal.


Ao longo do sábado ações como entrega de uma cartilha do Observatório Social e a apresentação de explicações sobre o tema, como no Shopping Gracher e no River Mall. Com cartazes, integrantes do grupo demonstravam a incidência de tributação em produtos específicos, como motos, carros, celulares, combustível, cerveja e pães. A carga tributária também está disponível no link: https://impostometro.com.br/home/relacaoprodutos .


Outra forma de tentar chamar a atenção para a carga tributária o uso de um carro com uma faixa sobre a mobilização. Telões, foram usados com impostômetro, próximo da ponte estaiada, na Felog e na Treviso.  “A ação foi muito positiva, acima até de nossa expectativa”, comenta a coordenadora da Acib Jovem, Daiane Rossano.


Para ela, com as ações foi possível demonstrar o montante de tributos em itens do dia a dia. O copo de chopp, exemplifica, costuma ter até 62% de impostos cobrados no seu valor final. Daiane destacou a organização das ações, como a necessária para a venda de combustível subsidiado.


Os 147 motoristas participados receberam senhas e orientações sobre a carga tributária paga no litro do combustível. O primeiro deles foi Luis jorge Martinenghi, que chegou logo ás 6h para garantir seu abastecimento.


Situação semelhante à venda de pães, feita na Moriá e na Sassipan ao longo do dia. “O problema não é pagar o imposto, mas ver como este imposto é aplicado e a forma como ele volta para a gente”, resume.



Fonte:

Deixe seu comentário