Portal da Cidade Brusque

Volta às Aulas

Preços de itens de material escolar possuem variação de até 300%

Confira a pesquisa de preços dos materiais em Brusque para economizar nas compras de começo de ano

Publicado em 22/01/2020 às 01:44

(Foto: Divulgação)

Início de ano chega com várias contas para o consumidor, afinal é hora de pagar o Imposto Predial e Tredial Urbano (IPTU), Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), seguro de automóveis e assim o bolso fica apertado até mesmo para as tradicionais compras de materiais escolares.

Uma pesquisa realizada pelo Procon SC mostra que, no comparativo dos itens mais baratos para os mais caros, há uma variação de até 1000%.

Em Brusque, a variação dos preços segue índices menores. Canetas e cadernos têm uma variação superior há 100%. Já lápis, borracha e apontador podem chegar à uma variação de 300%. Os itens mais caros são as bolsas, que variam de 29,99 até 169,99 e estojos, de 2,99 até 69,90.

Vera Mosimann, proprietária da Livraria e Papelaria Mosimann aponta que os preços mudam de acordo com as marcas dos produtos, mas o que os consumidores realmente procuram são as novidades. “Os meninos preferem os materiais que sejam de jogos eletrônicos, já as meninas buscam personagens. Esse ano vendemos bastante as estampas de Lhamas e Pandas”.

De acordo com Mosimann, os preços dos produtos seguem os mesmos valores do ano passado. Mas muitas lojas, para se tornarem mais competitivas, optam por adquirir marcas alternativas para diminuir o valor dos produtos.

Para proprietária do Lojão do Abreu, Janaina Kavikione, a principal estratégia da logista neste começo de ano é colocar a menor margem nos preços para atrair os clientes. “Acreditamos que fazendo a pesquisa e colocando preços menores conseguimos conquistar e fidelizar cada vez mais clientes”. Outra opção são as lojas de departamento como a Americanas e a Havan.

A principal orientação do diretor do Procon Estadual, Tiago Silva, é que o consumidor faça uma pesquisa, visite diferentes locais e fique atento aos preços. “Vale lembrar que os estabelecimentos, que anunciam o produto por um valor e quando o consumidor chega ao local é outro, estão infringindo o Código de Defesa do Consumidor”, lembra Silva.

O portal da cidade fez uma lista com os principais itens pedidos de materiais escolares no início do ano letivo. Confira:


Fonte:

Deixe seu comentário