Portal da Cidade Brusque

Brusque

Prefeitura esclarece sobre trabalhos com maquinário em ponto da Beira Rio

Em imagens divulgadas nas redes sociais, material é de parte da beira da via e lançado no rio Itajaí Mirim

Publicado em 21/05/2019 às 02:47

(Foto: Divulgação/Reprodução)

O Poder Público emitiu uma nota esclarecendo o uso de maquinário para manipulação barro na beira do rio Itajaí Mirim. Pelo posicionamento é justificada a necessidade de construir um patamar para o trabalho de mudança no fluxo da via.

Confira a íntegra:

Nota Oficial

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), vem a público se manifestar a respeito de um vídeo que circula nas redes sociais, mostrando uma retroescavadeira retirando barro de determinado ponto da Beira Rio e, posteriormente, jogando-o dentro do rio Itajaí Mirim.

O serviço - executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - por intermédio de uma empresa terceirizada, tem como objetivo modificar o trajeto do rio, preparando-o para as etapas de enrocamento, ou seja, a colocação de rochas nas margens. A modificação do trajeto, por sua vez, evita que haja um “estrangulamento” do curso fluvial (diminuição da sua espessura).

O procedimento de retirada do barro, seguido do depósito do mesmo no fundo do rio, chama-se “Construção de Patamar”. Como a retroescavadeira pesa entre 35 e 40 toneladas, é preciso que haja essa intervenção para que não ocorram desmoronamentos e, concomitantemente, a perda de equipamentos e vidas humanas. 

Salientamos, ainda, que a administração municipal possui o total licenciamento ambiental para o serviço, que faz parte de uma contrapartida da Prefeitura de Brusque nas obras de implementação da Margem Esquerda da Beira Rio.

Importante ressaltar, por fim, que o consórcio responsável pela obra não tem nenhuma gerência sobre o serviço em questão que, repita-se, foi executado pela Secretaria de Obras por meio de uma empresa contratada. 

O Governo de Brusque lembra a importância da checagem dos fatos antes da disseminação de informações inverídicas, sem o conhecimento prévio dos verdadeiros acontecimentos. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos sobre a implementação da Margem Esquerda, tida como a maior obra de mobilidade urbana já feita no município.

Fonte:

Deixe seu comentário