Portal da Cidade Brusque

BRUSQUE

Prefeitura lança projeto de rede de fibra ótica para otimizar serviços públicos

Brusque Digital: Cidade Inteligente e do Conhecimento visa ampliar atendimento aos cidadãos e incentivar o desenvolvimento educacional,social e econômico

Publicado em 21/05/2019 às 00:44



Iniciativa visa implementar uma rede própria de fibra óptica nos prédios públicos municipais

Imagine uma estrutura de fibra óptica que seja capaz de interligar todos os órgãos públicos do município de Brusque, melhorando e agilizando uma grande gama de serviços hoje oferecidos à população, seja na área da Saúde, Educação, Infraestrutura ou saneamento. 

Com esta audaciosa meta, a Prefeitura de Brusque lançou, nesta segunda-feira (20), o projeto Brusque Digital: Cidade Inteligente e do Conhecimento. Além de ampliar o atendimento aos cidadãos, o programa visa, também, incentivar o desenvolvimento educacional, social, político e econômico da cidade.

“O custo é relativamente alto. É um desafio que estamos assumindo”, ressalta o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, que, junto da diretoria de Tecnologia da Informação, atuará na viabilização e execução do projeto. “Não temos hoje um orçamento próprio pra esse investimento, que é da casa de R$ 3 milhões. A nossa intenção é através de um financiamento, arrecadar esse valor, tanto para o desenvolvimento do projeto, quanto para a implementação”.

Segurança e economia
Além de propiciar economia aos cofres públicos, já que o investimento poderá se pagar em até três anos, com a utilização de uma infraestrutura digital própria, a Prefeitura de Brusque pretende, também, utilizar a rede para aumentar a segurança dos cidadãos brusquenses, através de câmeras de monitoramento em espaços públicos. 

“Hoje a nossa rede é contratada e pagamos mensalmente por este serviço”, continua Molina. “Baseado no que pagamos de internet e telefonia nas nossas 61 escolas, 23 UBSs e nos demais prédios da administração, concluímos que poderemos ter uma economia bastante sólida nos próximos anos”.

Fonte:

Deixe seu comentário