Portal da Cidade Brusque

Solidariedade

Projeto Eu Ajudo Na Lata entrega 7ª cadeira de rodas adaptada

Primeira cadeira da campanha em 2018 foi entregue a Richard Gustavo Teske, aluno da Escola Charlotte

Publicado em 19/02/2018 às 05:35

(Foto: divulgação)

Pescar com o pai, com amigos ou demais familiares é uma atividade corriqueira e simples para muitos adolescentes. Entretanto, para o jovem Richard Gustavo Teske, de 18 anos, o passatempo será ainda mais especial a partir de agora, já que ele poderá se locomover com mais facilidade. Isso porque Richard foi o sétimo contemplado com uma cadeira de rodas adaptada da Campanha ‘Eu Ajudo na Lata’, entregue na sexta-feira, 16 de fevereiro.

O projeto realizado pela Unimed Brusque em parceria com a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), acontece desde 2014 e desta vez, além da melhoria na mobilidade e na qualidade de vida, também garantiu à Richard ainda mais sorrisos para esse início de ano.

A mãe do jovem, Kátia Araldi, conta que Richard nasceu com falta de oxigenação no cérebro, e que desde o primeiro ano de vida começou a ter convulsões. Por ter a coordenação motora afetada, com o tempo alguns membros passaram a enfraquecer e, como a cadeira de rodas anterior não era adaptada, dificultava o movimento dos mesmos. “A cadeira que ele tinha antes estava pequena e a coluna dele não ficava certa. Agora com esse presente maravilhoso que ganhamos vai ajudar muito. Estamos muito felizes”, declara a mãe.

Recentemente Richard também passou por uma cirurgia, para esticar os tendões, para inibir a atrofia dos joelhos, das pernas e do pé, que estava entortando. “Agora, vamos trabalhar bastante com ele, e a nova cadeira vai ajudar muito nessa recuperação. É maravilhoso poder ganhar esse presente. Agradecemos a todos que colaboraram”, completou a moradora do bairro Cerâmica Reis, de Brusque.

Emoção

Durante a entrega, realizada na Escola Charlotte, local frequentado por Richard desde pequeno, o vice-presidente da ACIBr, Ivan Luiz Tridapalli, ressaltou o papel da entidade e principalmente da contribuição da comunidade engajada no projeto. “É uma satisfação enorme participarmos de uma campanha como essa. Agradecemos imensamente a todas as pessoas que colaboram com esse projeto, que separam os lacres e os doam. Com certeza sem isso não teríamos esse êxito e essa emoção, de ver a alegria no semblante dessas pessoas e de suas famílias que são contempladas”, declarou.

Da mesma forma, o gerente da Unimed Brusque, Guilherme Gamba destacou que o ponto máximo da campanha é a entrega das cadeiras, onde é possível sentir a emoção e a diferença que as mesmas fazem no dia a dia de quem precisa. “É nessa hora que percebemos que todo o esforço realizado para acumular os lacres, vendê-los e fazer a aquisição da cadeira, valeu a pena. Percebemos a felicidade imensa, não só de quem recebe mas principalmente das famílias, já que nesse período não foram apenas sete pessoas beneficiadas, mas sim, sete famílias que tiveram as suas vidas transformadas”, completou.

Para a diretora da Escola Charlotte, Bernadete Rocha gratidão é o sentimento que prevalece ao ver que o projeto contempla quem realmente precisa. “É um momento muito emocionante, pois sabemos da luta e dedicação da família para chegar até aqui. A nossa gratidão é imensa, à ACIBr, Unimed, a todas as entidades envolvidas e a todas as pessoas que colaboraram. Vamos continuar unidos, com a doação dos lacres, para vermos novamente sorrisos como os do Richard, que transbordaram a felicidade. Que mais doações possam ser feitas e mais pessoas contempladas”,  pontuou.

Saiba mais

Desde 2014 a campanha ‘Eu ajudo na Lata’ é realizada em Brusque e até fevereiro de 2018, foram arrecadados 6.120 kg de lacres.

As cadeiras de rodas adaptadas, adquiridas através da campanha já beneficiaram as seguintes pessoas com deficiência: Edson Francisco Furquim (24 anos), Marise Poli (24 anos), Nayane Monteiro dos Santos (4 anos), Daiane Cardoso Ribeiro (17 anos), Daniela Lessa Antunes (28 anos), Cauã Cesário dos Passos (11 anos) e agora Richard Gustavo Teske (18 anos).

Todos eles são alunos das Apaes de Brusque, Guabiruba ou da Escola Charlotte. A escolha do beneficiado leva em consideração a necessidade do aluno e da família e a compra da cadeira envolve diversos profissionais para que a doação seja útil e adequada para cada tipo de deficiência.

São apoiadores da campanha: as Apaes de Brusque e Guabiruba, Escola Charlotte, Rotary, Lions Clube de Brusque Berço da Fiação, Rede Feminina de Combate ao Câncer, CDL Brusque e Unifebe.

Fonte:

Deixe seu comentário