Portal da Cidade Brusque

Brusque

Projeto Raízes, Culturas e Identidades é lançado oficialmente

Objetivo é promover a reflexão sobre a questão das relações étnico-raciais da Rede Municipal

Publicado em 23/03/2023 às 09:25

(Foto: Divulgação)

Na semana em que se celebra o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram, nesta quarta-feira (22), o lançamento do projeto Raízes, Culturas e Identidades, que visa promover uma reflexão sobre a questão das relações étnico-raciais na Rede Municipal de Ensino de Brusque.

Durante o ano de 2023 o projeto-piloto será realizado em duas escolas: EEF João Hassmann e EEF Prefeito Oscar Maluche, com os alunos do 8º ano. Como parte do projeto, os professores de história e os coordenadores serão capacitados a respeito do tema.

“Temos em nossa rede, estudantes de todos os estados do país. Com este projeto queremos levar os alunos a conhecer e compreender os aspectos significativos da história e cultura afro-brasileira e a contribuição para a população. Este ano faz 20 anos da lei 10.139 que inclui a cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Acreditamos que este projeto será exitoso e necessário”, contextualiza a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

A psicóloga Juliana Souza, uma das idealizadoras do projeto, explica que, ao longo dos anos, houveram alguns marcos que foram importantes para a implementação de uma educação anti racial. “A partir da Lei 10.139 foi possível ampliar o espaço para o debate da cultura afro-brasileira nas escolas”.

O projeto compreende palestras e oficinas sobre o tema, pesquisas sobre a cultura afro-brasileira voltadas à população, gastronomia, localização, turismo, arte, dança, entre outros, vídeos e uma mostra da aprendizagem. “Dentro da grade que já existe no 8º ano, usaremos de forma lúdica, o futebol, para apresentar o contexto histórico desde os anos 30 e a história da população” detalha.


Fonte:

Deixe seu comentário