Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Rotary Brusque oferece bolsa de pós-graduação em Meio Ambiente

A ação busca trazer projetos que beneficiem a cidade e é realizada em parceria com a Fundação Universitária Iberoamericana, com sede em Barcelona.

Publicado em 09/08/2018 às 01:49
Atualizado em

O Rotary Club de Brusque lançou nesta quinta-feira (9) a publicação do edital que oferece uma bolsa de estudos de pós graduação em Meio Ambiente na Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber). O curso é à distância (EAD) e graduados em todas as áreas podem participar.

A Funiber é uma das maiores universidades do mundo e tem a sua sede em Barcelona, na Espanha. 

O principal objetivo da bolsa de estudos é fomentar a pesquisa e ações que resultem em melhorias para a questão ambiental local, nacional ou mundial. 


Como concorrer

O processo seletivo integra a produção de um projeto com objetivos, metodologia e resultados esperados que tenha como ponto de partida a questão ambiental. O projeto será avaliado por uma comissão. Além disso, os candidatos também receberão notas pelo currículo, histórico escolar de graduação e e entrevista com a comissão avaliadora. 

Os projetos podem contemplar ações de melhorias ambientais a nível local e mundial. Graduados de todas as áreas podem participar do processo. É preciso, ainda, comprovar vínculo de moradia ou empregatício em Brusque. 


Prazos

 As inscrições e o projeto devem ser enviados via Sedex até o dia 23 de agosto, para a caixa postal 82 - CEP: 88353-970 - Brusque/SC, ou serem entregues pessoalmente na sede do Rotary Club de Brusque às quintas-feiras, durante as reuniões do Rotary das 19h às 21h localizado nas dependências da Sociedade Esportiva Bandeirante, situada na Avenida Getúlio Vargas, Centro.

A presidente do Rotary Club de Brusque, Maria Aparecida Frainer,  destaca que o processo seletivo vem de encontro com as ações da entidade, de fomentar a educação e também de produzir mudanças produtivas para a comunidade. 

“É uma ótima oportunidade para o bolsista ter no currículo uma pós graduação deste nível. Além disso, projeto e o estudo desenvolvido no curso estarão totalmente aliados à realidade de Brusque, para que sejam proporcionadas melhorias para a nossa cidade”, destaca. 

Para ter acesso ao conteúdo do edital em PDF e aos anexos é só enviar e-mail para anacmassambani@gmail.com

Mais informações pelo telefone (47) 99292-6481.

Confira o edital na íntegra:



EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDITATOS A BOLSA do CURSO

ESPECIALIZAÇÃO EM CONSULTORIA AMBIETAL DA FUNIBER

 

 

A comissão Serviços Humanitários do Rotary Club de Brusque, representada por sua presidente Ana Cláudia Massambani, devidamente autorizada pela Presidente do Rotary Club de Brusque Maria Aparecida Frainer, para o ano Rotary 2018-2019, torna público a abertura das inscrições para Seleção de candidatos à Bolsa do Curso de Especialização em Consultoria Ambiental, a partir do dia 25 de julho de 2018, com término em 30 de agosto de 2018.

 

Considerando que a Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), ao longo de sua história, vem cumprindo sua Missão e Responsabilidade Social, buscando fazer com que ninguém deixe de estudar em virtude de carências econômicas, através das BOLSAS DE ESTUDO de FORMAÇÃO FUNIBER, assinou termo acordo com o Distrito 4651 para disponibilizar uma bolsa de estudos para cada clube do referido Distrito. Essa bolsa será concedida para o curso de Especialização em Consultoria Ambiental - EAD, em nível de Pós-Graduação.

 

1. DO NÚMERO DE VAGAS

O Rotary Club de Brusque disponibilizará 01 (uma) vaga dentre os candidatos inscritos.

 

2. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições, juntamente com o projeto devem ser enviadas via Sedex até o dia 23 de agosto de 2018, para a caixa postal 82 - CEP: 88353-970 - Brusque/SC, ou entregar pessoalmente na Sede do Rotary Club de Brusque, nas dependências da Sociedade Esportiva Bandeirante, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº. 224, Centro, Brusque/SC, CEP: 88350-000 nos dia 09/08/2018, 16/08/2018 e 23/08/2018 entre as 19:00 e 21:00 horas.  

 

3. DO CURSO

a) O curso de Especialização em Consultoria Ambiental é composto por 14 disciplinas, totalizando 50 créditos (500 horas aula) e deverá ser concluído num prazo máximo de doze meses.

 

b) O Curso é destinado a candidatos graduados em qualquer área de formação.

 

c) O curso terá início imediatamente após a efetivação da matricula.

4. DA ELEGIBILIDADE

A Bolsa do curso de Especialização em Consultoria Ambiental – EAD oferecida pela FUNIBER é para profissionais com interesse na área ambiental, com graduação em qualquer área de formação. O candidato deverá:

 

a) Estar compromissado com o serviço comunitário do Rotary Club de Brusque para aplicar o projeto aprovado na seleção no município de Brusque;

 

b) Apresentar um projeto ambiental factível para ser aplicado na comunidade onde o clube está inserido, com máximo de 10 laudas, contendo:

i) Qualificação completa do candidato inscrito;

ii) Resumo;

iii) Objetivo;

iv) Justificativa;

v) Metodologia;

vi) Resultados Esperados;

vii) Cronograma;

viii) Referências Bibliográficas.

 

c) Assinar termo de compromisso (anexo I) com as futuras atividades de prestação de serviços comunitários na área ambiental em que clube indicado possa aplicar o projeto durante todo o período do curso e por mais 02 (dois) anos após a conclusão;

 

d) Ter excelente capacidade de liderança;

 

e) Ter experiência voluntária ou profissional na área;

 

f) Histórico acadêmico exemplar;

 

g) Currículo atualizado;

 

h) Aceitar todas as condições contratuais apresentadas pela FUNIBER;

 

i) Vinculo residencial ou profissional com a comunidade de Brusque;

 

j) Quitação do contrato mediante “liberação” pelo Rotary Club de Brusque;

 

l) O bolsista não será o proprietário exclusivo do projeto, sendo os direitos autorais compartilhados com o Rotary Club de Brusque por meio de Termo de Doação (anexo II), o qual, deverá ser firmado em cartório, com firma reconhecida por autenticidade.

m) Caso ocorra o rompimento do contrato, ou mesmo seja interrompido por motivo de força maior, a propriedade intelectual do projeto passará integralmente ao Rotary Club de Brusque.

 

5. DAS RESTRIÇÕES

As seguintes pessoas não são elegíveis à bolsa oferecida pela FUNIBER:

 

a) Rotarianos representativos e honorários;

 

b) Funcionários de clubes, de distritos ou de qualquer entidade do Rotary ou do Rotary International;

 

c) Cônjuge, descendente direto (filhos ou netos consanguíneos ou legalmente adotados), cônjuge de descendente direto, ascendente direto (pais ou avós, mesmo que não consanguíneos) de pessoa viva que se enquadre nestas categorias;

 

d) Ex-rotariano ou parente que tenha se desligado do Rotary há pelo menos 36 meses.

 

6. DA COMISSÃO E DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

a) A Comissão Avaliadora será composta pela Presidente do Rotary Club de Brusque 2018-2019, pela Presidente da Comissão de Serviços Humanitários do Rotary Club de Brusque 2018-2019 e dois membros do Conselho Diretor do Rotary Club de Brusque 2018-2019, que irão realizar as entrevistas com os candidatos que entregarem suas inscrições dentro do prazo descrito nesse edital juntamente com o projeto e documentação exigida no processo de inscrição;

 

b) Os critérios de avaliação procuram estimar, basicamente, o potencial, a qualidade do projeto e o conhecimento e envolvimento do candidato com o trabalho proposto.

 

c) São quatro os critérios principais de avaliação:

·         Histórico Escolar (da Graduação) - Peso 1

·         Currículo atualizado - Peso 1

·         Entrevista - Peso 2

·         Projeto - Peso 3

 

d) No dia 28 de agosto de 2018, em horário previamente agendado, serão realizadas as   entrevistas e a análise de documentos, na Sede do Rotary Club de Brusque;

 

e) As entrevistas serão realizadas por ordem de chegada dos candidatos;

 

f) O não comparecimento a entrevista, automaticamente desclassifica o candidato;

 

g) No dia 29 de agosto de 2018, serão comunicados e publicados no site do Rotary Distrito 4651, o candidato vencedor do certame.

 

7. DO PRAZO

O prazo para conclusão do processo de seleção dos candidatos será 30 agosto 2018.

 

8. DA RATIFICAÇÃO

A ratificação do Distrito 4651 é obrigatória para validar a inscrição para FUNIBER.

 

 

Brusque, 25 de julho de 2018.

 

 

_______________________________       _____________________________ 

Presidente do Rotary Club de Brusque

                 2018-2019                                                            

Presidente da Comissão de Serviços Humanitários do Rotary Club de Brusque 2018-2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

TERMO DE COMPROMISSO

 

 

 

Eu, (NOME COMPLETO), (qualificação: nacionalidade, estado civil, profissão, formação), inscrito no CPF sob nº ___________________ e RG sob nº ______________________, residente e domiciliado na (rua, bairro, cidade, estado, CEP), CONCORDO INTEGRALMENTE com os Termos do Edital anexo, referente à Bolsas de Estudos oferecidas pela FUNIBER, em Convênio com o Rotary Club de Brusque - Distrito 4651, para curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, em nível de Pós-Graduação, especialmente quanto ao item 4 do edital.

 

Local e data.

 

_____________________________

Assinatura do Candidato

CPF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

 

 

Pelo presente instrumento particular, Eu, (NOME COMPLETO), (qualificação: nacionalidade, estado civil, profissão, formação), inscrito no CPF sob nº ___________________ e RG sob nº ______________________, residente e domiciliado na (rua, bairro, cidade, estado, CEP), na condição legal de autor e detentor dos direitos autorais sobre a obra e criação intitulada PROJETO PARA CONCORRER A BOLSA ROTARY/FUNIBER, decido pelo Termo de Cessão de Direitos Autorais, em ceder ao Rotary Club de Brusque os direitos patrimoniais e autorais, referentes a obra e criação supramencionada, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal n°. 9.610/1998, para a finalidade especifica de uso da comunitário nos projetos humanitários do Rotary Club de Brusque. 

 

 

Local e data.

 

_____________________________

Assinatura com firma reconhecida por autenticidade

 

Fonte:

Deixe seu comentário