Portal da Cidade Brusque

MUDANÇA

Santa Catarina terá carteira de identidade com um único número; entenda

Novo sistema será lançado no dia 3 de novembro

Publicado em 25/10/2021 às 18:10

(Foto: Prefeitura de Guabiruba)

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina vai lançar a carteira de identidade com um único número na próxima quinta-feira (3). A partir de então, o documento terá apenas a informação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O estado será o primeiro do Brasil a colocar o modelo em prática.

A mudança foi aprovada em setembro pelo Senado Federal e deve ser implantada em outros estados. O número de identificação de novos documentos, emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais, será o número de inscrição no CPF.

Atualmente cada pessoa tem um número de RG conforme o seu estado. A ideia é que o CPF possa unificar os dados e facilitar o acesso a prontuários no Sistema Único de Saúde (SUS), aos sistemas de assistência e previdência social (Bolsa Família, BPC, INSS), a informações fiscais e tributárias, ao alistamento eleitoral e ao voto, entre outros.

O lançamento do modelo está previsto para acontecer por volta das 10h no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, em Florianópolis.

Os atendimentos presenciais para requerer novas carteiras de identidade em Santa Catarina retornarão ao normal a partir do dia 8 de novembro com as novas modificações estabelecidas.

Como vai funcionar

Renovação da identidade:

Segundo o órgão, para estas pessoas o número do Registro Geral (RG) constará em tamanho pequeno no documento apenas como forma de comprovação de que a pessoa tinha esse dado anteriormente.

Emissão da primeira via:

Para quem for fazer documento pela primeira vez ou adultos de outros estados que buscarem refazer a identidade em Santa Catarina, a carteira será emitida apenas com o número do CPF.


Fonte:

Deixe seu comentário