Portal da Cidade Brusque

Unifebe

Tecnologias no ensino de projetos e edificações são destaques na Fairtec 2019

Evento segue até dia 15 de setembro, no Pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

Postado em 12/09/2019 às 08:48 |

(Foto: Divulgação )

Quem passar pela Fairtec entre os dias 11 e 15 de setembro poderá conhecer alguns dos equipamentos utilizados no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), pelos acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Nesta edição, o destaque do estande está nas tecnologias usadas no ensino de projetos e edificações. 

Um dos diferenciais deste ano é o Heliodon. O aparelho simula a incidência do sol nas edificações e contribui para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo projetem, levando em consideração a necessidade de luz e o conforto ambiental. 

Os visitantes também poderão conhecer os equipamentos de topografia usados pelos acadêmicos de Engenharia Civil, para fornecer informações sobre a superfície e relevo, área, perímetro, distâncias, orientações, ângulos, alturas e variações de altitude.  

No estande também será possível conhecer de perto a tecnologia da impressão tridimensional, conteúdo já incorporado no currículo acadêmico dos cursos da instituição. Com a impressora 3D os estudantes podem projetar protótipos de peças e ferramentas, além de outros objetos. 

Para a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, a participação da instituição na Fairtec reafirma o propósito da universidade em acordo com o tema do evento “Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade”. 

“Nós estamos cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e em oferecer os equipamentos e laboratórios mais tecnológicos aos nossos acadêmicos. É por isso que desde a primeira edição a Unifebe participa, para se aproximar mais da comunidade e fortalecer o vínculo com nossos parceiros”. 

Para focar em sustentabilidade, a Unifebe firmou uma parceria com o egresso e proprietário da empresa CF Pavimentação, Cirlei Fachini, que junto a empresa Heinig Soluções concretas, disponibilizou pavers e pavimentou o espaço correspondente ao estande da instituição. 

O material para o estande foi escolhido, visto que o paver é considerado um “asfalto ecológico”. Ele gera menos resíduos durante sua produção e tem maior permeabilidade, o que permite melhor escoamento da água das chuvas, minimizando, assim, os riscos de enchentes.   

O estande da Unifebe está localizado em frente à saída para a Praça de Alimentação do Pavilhão. A Fairtec 2019 segue até domingo, 15 de setembro, e a entrada é gratuita. 

Fonte:

Deixe seu comentário