Portal da Cidade Brusque

50 PARCERIAS

Vereadores avaliam visita da comitiva brusquense à Alemanhã

A visita realizada entre os dias 16 e 23 de junho, faz parte do projeto "50 Parcerias Municipais pelo Clima".

Publicado em 08/08/2018 às 21:26

(Foto: .Divulgação)

A missão brusquense no distrito de Karlsruhe, na Alemanha, realizada entre os dias 16 a 23 de julho, contou com a participação da vereadora Ana Helena Boos (PP) e do vereador Marcos Deichmann (Patriota), como estratégia para fortalecer os laços com entidades alemãs parceiras e dar continuidade ao projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”.

A comitiva também foi composta por representantes da Prefeitura de Brusque, Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) e Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Mobilidade Sustentável Representando o Poder Legislativo, os vereadores tiveram oportunidade de conhecer projetos de mobilidade urbana e a realidade já implantada naquela região. Na recepção, os anfitriões proporcionaram aos visitantes a experiência em vários modais no distrito.

“Quando chegamos, nos recepcionaram com um passeio de bicicleta pela cidade, que começou na Universidade de Karlsruhe. Também andamos de bonde elétrico e como pedestres, pois o trânsito é todo planejado. Começamos a refletir qual seria a melhor forma de adaptar esse modelo para Brusque”, explica Ana Helena.

“Projetos futuros podem ser viáveis a longo prazo, com os parceiros da Alemanha. Hoje, as estações inteligentes Smight em Brusque geram dados sobre o clima, mas também podem servir como recarga para bicicletas e carros elétricos. Mesmo que não seja a realidade de Brusque, temos que estar à frente disso, os projetos devem ser muito bem planejados com antecedência e continuidade, independente da troca de governantes”, sugere Marcos.

A comitiva visitou empresas de vários setores no polo tecnológico da região, como a PTV, de desenvolvimento e gestão de softwares para mobilidade, a EnBW, de inovação tecnológica e energia, e a Geholit & Wiemer, de desenvolvimento de tintas e revestimentos para comércio e indústrias. “Pudemos ver que as ações só funcionam porque as esferas pública, privada e instituições de ensino e tecnologia trabalham em parceria”, ressalta o vereador.

“Conhecemos essa empresa que desenvolve softwares específicos para mobilidade urbana. Eles projetam a infraestrutura, como pontes ou ruas, levando em conta a realidade do trânsito e a movimentação do local, para então executar o projeto de forma inteligente”, conta Ana Helena.


Planejamento

Além das ações já realizadas em Brusque, por meio do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, como a instalação de estações inteligentes Smight e a adaptação da iluminação de ruas para luminárias LED, os vereadores puderam visualizar outras oportunidades de parcerias em projetos futuros.

“Como os parceiros de Karlsruhe já conhecem a realidade e as características da nossa cidade, possuem o conhecimento e tecnologias necessárias, isso possibilita que realizemos projetos para mobilidade a longo prazo, em conjunto”, explica Ana Helena.

O foco deve ser no Plano de Mobilidade Urbana de Brusque, proposta que já vem sendo discutida na Câmara de vereadores e deve ser entregue ao Ministério das Cidades, até abril de 2019, prazo fixado pela Medida Provisória 818/2018, que alterou a Lei 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana).

“Voltei desta comitiva com dois sentimentos, o de realização, ao ver que as coisas podem dar certo, depende apenas das pessoas, da cultura local, desde que prezem pela coletividade. E também o sentimento de frustração, pois no Brasil a realidade é outra, temos tanto recurso disponível quanto eles, mas as ações muitas vezes não são voltadas ao coletivo”, reitera Marcos.


Agenda política

Em meio à programação, os vereadores também participaram de uma reunião com a Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe (Industrie- und Handelskammer Karlsruhe – IHK), onde a ACIBr apresentou informações sobre o cenário econômico do Brasil, com ênfase em Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Nesta ocasião, foi firmado o convênio entre Brusque, o Distrito de Karlsruhe, a Universidade de Karlsruhe e Centro Universitário de Brusque (Unifebe), com objetivo de elaborar um Plano de Mobilidade Sustentável e um Estudo do Potencial de Produção de Energia Fotovoltaica para o município.

No Parlamento de Baden-Württemberg, na cidade de Stuttgart, os parlamentares também participaram de uma reunião com a presença da vice-ministra de Assuntos Econômicos, Trabalho e Habitação do Estado de Baden-Württenberg, Katrin Schütz, e demais lideranças políticas e empresariais, para conhecer o modelo da administração pública local.

Fonte:

Deixe seu comentário