Portal da Cidade Brusque

História

Ampliado, projeto Visitando Museus é retomado pela Secretaria de Educação

Iniciativa passa a abranger Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, Casa de Brusque e Instituto Aldo Krieger

Publicado em 12/03/2019 às 00:41

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Estudantes de Brusque terão mais um museu incluído no roteiro do projeto Visitando Museus. A proposta desenvolvida pela de Educação passa a abranger o Instituto Aldo Krieger, no Centro de Brusque, além do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, no bairro Azambuja e da  Casa de Brusque, também no Centro.


“Este projeto já havia acontecido em outra oportunidade, mas não estava mais acontecendo, achamos interessante resgatar com algumas modificações, ampliamos também as visitas”, explica a coordenadora e diretora de ensino, Maria Ivone Crespi Noldin. Segundo ela, o modelo adotado foi desenvolvido após contatos com representantes da Fundação Cultural.


O projeto lançado nesta terça-feira (12) deve abranger os estudantes do 4º ano das escolas de educação fundamental da rede pública, composta 817. A ideia da proposta é tentar aproveitar as visitas para aproximar estudantes de personalidades dos quase 159 anos de história de Brusque. “As expectativas são as melhores. Penso que precisamos conhecer nossa história, as histórias de nossos antepassados”, resumiu a educadora.


Como vai funcionar


Os cronogramas e transporte dos alunos durante as atividades será feito pela Secretaria de Educação. Nos locais, servidores especializados farão o acompanhamento dos estudantes. Estes, depois das experiências participam de um concurso de redação, organizado pela Fundação Cultural.

Serão, pelo menos, três visitas de cada turma. Para cada uma delas, professores vão aproveitar o projeto para desenvolver atividades multidisciplinares.

A seletiva levará em conta, além de critérios técnicos, como estrutura textual e criatividade, a experiência dos estudantes nos museus e a relação do texto com a tradição da cidade. Segundo a justificativa do projeto, as atividades são uma forma de aproximar as histórias pessoais dos estudantes, muitos deles filhos de migrantes com a local.


Fonte:

Deixe seu comentário