Portal da Cidade Brusque

Edição 2018

Anuário Notícias de Vicente Só será lançado neste sábado

Edição faz alusão às comemorações dos 100 anos do Clube Esportivo Paysandú

Publicado em 27/03/2019 às 22:51

(Foto: Divulgação/Reprodução)

No próximo sábado, dia 30, às 10 horas, tendo como local o Espaço Graf, junto a Livrarias e Papelaria Graf, no centro de Brusque, o Museu Casa de Brusque lança a edição 2018 do Anuário Notícias de Vicente Só. A publicação, que está no seu número 66, circula a 16 anos e trás na capa desta edição as Comemorações dos 100 anos do Clube Esportivo Paysandú e vem recheado de diversos outros artigos inéditos que tratam da história de Brusque e do Vale do Itajaí Mirim.

De acordo com Roque Dirschnabel, presidente do Conselho Editorial do Anuário, "a Sociedade Amigos de Brusque e de Apoio ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim é a guardiã do mais importante acervo cultural da região desde a fundação da colônia de Itajahy liderada pelo Barão de Schneeburg em 1860. Uma guardiã que protege e preserva a identidade cultural ao mesmo tempo em que auxilia nas pesquisas históricas e na disseminação desse conhecimento com a publicação do Anuário Notícias de Vicente Só".

Além do artigo contando a história dos 100 anos do Clube Esportivo Paysandú, de autoria do mestre em Ciências Jurídicas e escritor Ricardo José Engel e da acadêmica Larissa Medeiros, o leitor conhecerá com maior profundidade a história do Pelznickel sob a ótica da professora e escritora Rosemari Glatz. Já a professora Emilia Rosenbrock, mestre em Educação, licenciada em Letras com Habilitação para o Alemão, relata a trajetória do ensino da língua alemã no Brasil, principalmente no sul do país, decorrente do processo de imigração dos povos germânicos. 

A jornalista Thayse Helena Machado entrevista a professora Ursula Paula Elysabeth Rombach, de 84 anos. A entrevistada redesenha o cotidiano da vida dedicada ao trabalho e mostra como a trajetória da família Rombach mistura-se com a própria história de Brusque, município que a acolheu. Também nesta edição, artigo do escritor Saulo Adami intitulado “O dia em que Ayres Gevaerd disse ‘não’ para a Academia Catarinense de Letras".

O leitor encontrará também neste Anuário artigo de autoria do jornalista e escritor Celso Deucher, contando a história da imigração polonesa no Brasil,  contendo dados e informações inéditas sobre a vinda dos poloneses a Brusque e região, destacando-se “As comemorações dos 150 anos de imigração polonesa no Brasil". E, por fim, o leitor poderá ainda inteirar-se de documentos manuscritos do período colonial encontrados no arquivo do Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, transcrito pela historiadora Luciana Pasa Tomasi, da SAB/Casa de Brusque. 

Dados do evento
O que: Lançamento Anuário Notícias de Vicente Só 2018
Onde: Livraria e Papelaria Graf (Avenida Cônsul Carlos Renaux, 103, Centro, Brusque S/C)
Horário: 10 horas
Entrada: Livre

Fonte:

Deixe seu comentário