Portal da Cidade Brusque

CULTURA

Assac recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Entrega da placa alusiva aos 50 anos de existência e que registra a Moção de Aplauso da Alesc ocorreu nesta tarde

Publicado em 21/12/2022 às 17:46

(Foto: Divulgação)

Em 2022, quando festeja seus 50 anos de existência, a Associação Artistico-Cultural de Brusque (Assac) recebe uma importante homenagem em reconhecimento aos seus expressivos serviços prestados à sociedade de Brusque e do estado.

Na tarde desta quarta-feira (21), ato no Gabinete do Prefeito e presidido pelo Prefeito em Exercício, Gilmar Doerner, serviu para marcar a entrega de uma placa que registra a Moção de Aplauso oferecida à entidade pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A homenagem resulta de uma proposição do deputado Osmar Vicentini, aprovada por unanimidade pelo plenário da Alesc, e que foi feita a partir da indicação da diretora da Fundação Cultural de Brusque, Zane Marcos.

Para o deputado Osmar Vicentini, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho gratuito que as pessoas fazem com o intuito de manter a cultura da sua gente e que precisa ser enaltecido. “Se não se mantém o passado, não se prevê o futuro”, resume.

Integrante da Assac há 47 anos como professora de piano e atual presidente da entidade, Eneida Nascimento Schaefer fala de seu orgulho em passar adiante seus conhecimentos e contribuir para a manutenção da arte e da cultura na cidade. “Já ensinei três gerações, tenho alunas que já foram mães e agora são avós”, revela, com sorriso nos lábios. “É muito gratificante saber que aquilo que eu sei, passei para outras pessoas e, se eles fazem música, é porque eu ensinei”, acrescenta.

Sobre a homenagem à Associação Artístico-Cultural, a presidente se diz muito agradecida. “Foi uma ideia brilhante a indicação feita pela Zane ao deputado Osmar Vicentini, que fez a proposta na Assembleia. Acho que foi a hora correta de mostrar pra sociedade a Assac, mesmo com dificuldades, mantém viva a chama da cultura na nossa cidade. O mais importante é valorizar os nossos artistas”, conclui.

Para a diretora da Fundação Cultural de Brusque, Zane Marcos, a importância a Assac justifica a indicação do nome da entidade à Alesc para a concessão da moção em homenagem. “A importância dessa associação para o município é enorme. Ela tem 50 anos, não é pouco, com uma trajetória linda e essa data expressiva precisava ser comemorada”, resume.

O valor da Assac e de seu trabalho em prol da cultura e da história de Brusque também são destacados pelo prefeito em exercício, Gilmar Doerner. “São pessoas que merecem o reconhecimento porque se esforçam para manter essa entidade. É uma honra estar à frente da cidade neste momento e receber o deputado para a entrega dessa moção. Precisamos continuar valorizando a Assac, entidade que considero muito importante porque traz as nossas raízes e mantém a nossa cultura”, finaliza.


Fonte:

Deixe seu comentário